Você comete estes erros ao hidratar a sua pele?

Enquanto algumas mulheres lutam com a pele seca, outras mulheres tentam constantemente combater as acnes causadas pela pele extremamente oleosa. Diante dessa discussão, o tema hidratação sempre vem à tona…

E a hidratação é um tema que realmente vale discutir, quando falamos de pele. O problema é que encontramos muita informação incorreta na mídia, o que faz algumas mulheres cometerem erros terríveis que prejudicam muito o conforto e têm até efeitos irreversíveis no rosto. A pele envelhece precocemente, perdemos nosso colágeno e elastina, e a pele fica ressecada e com aspecto de mal cuidada.

Eu resolvi compactar todo o conhecimento que você precisa hoje sobre a hidratação da pele. Para que finalmente as mulheres possam começar a fazer suas escolhas com base em conhecimento, e não somente sobre achismos de quem não entende nada sobre hidratação da pele.

Então começamos respondendo algumas perguntas fundamentais para o entendimento do que é hidratação da pele.

Como funciona a hidratação da pele?

A pele é o maior órgão do nosso corpo.

E assim como todos os outros órgãos (coração, pulmão, cérebro), a pele tem funções fisiológicas importantíssimas para manter o corpo funcionando e saudável.

A principal função da pele é proteger o nosso corpo de toda ameaça externa. Ela é a barreira entre o meio externo, e todos os nossos órgãos internos.

Normalmente, a composição da nossa pele saudável é de 10 a 20% de água. Quando uma pele está com menos de 10%, podemos falar que ela está desidratada.

Neste caso, a pele desidratada não consegue mais exercer as funções de produção de colágeno e renovação celular corretamente. Como resultado, nossa pele fica ressecada e o nosso corpo começa a ficar mais exposto ao ambiente. A pele pode começar a apresentar doenças como psoríase, rosácea e envelhecimento precoce.

O que enxergamos por fora: a estética negativa de uma pele ressecada, é única e exclusivamente resultado da falta de saúde da pele.

Mas como funciona a hidratação da pele? Existem basicamente 2 mecanismos que atuam na manutenção da pele bem hidratada e saudável.

O primeiro mecanismo é o de nutrição da pele através da camada mais interna, a derme, regada por vasos sanguíneos. A derme recebe todos os nutrientes que a pele precisa, e então esses nutrientes são “puxados” para as camadas mais externas da pele. Os nutrientes principais são uma mistura de água e lipídeos, ou óleos. A camada mais externa contém uma substância chamada fator natural de hidratação (NMF). O NMF é uma substância composta basicamente por aminoácidos, e sua principal função é atrair e reter água na camada mais externa da pele, conhecida como estrato córneo. Ou seja, o estrato córneo depende de uma quantidade suficiente de NMF para se manter hidratado.

Já o segundo mecanismo de hidratação é um mecanismo conhecido como oclusão. É uma barreira de proteção externa, que evita que a pele perca água para o ambiente. Essa barreira é uma camada lipofílica, como podemos ver na imagem abaixo.

Sabe quando você deixa uma gotinha de água em alguma superfície, e depois de um tempo ela secou sozinha? Então, a nossa pele está constantemente perdendo água para o meio ambiente.

Mas para que essa perda não seja exagerada a ponto de a pele ficar desidratada, o corpo tem uma barreira que retarda esse processo, fazendo com que a pele fique com mais água do que perca.

Hidratar por dentro e por fora: isso existe mesmo?

Hoje é muito comum ouvirmos falar sobre hidratação de dentro para fora, não é mesmo?

E você já parou para pensar o que isso significa? Faz sentido falarmos isso?

A resposta é rápida e simples: Sim, faz todo o sentido!

Isso porque, como falei anteriormente, a nossa pele “puxa água de dentro para fora”. Isso quer dizer que o organismo precisa estar fornecendo a nossa pele com água suficiente. E o único jeito que isso acontece, é se o nosso organismo estiver bem hidratado. Então beber mais água significa sim que a sua pele ficará mais hidratada!

Agora, a hidratação de dentro para fora é o suficiente?

Bom, nesse caso a resposta é não. Primeiro, porque em vários casos a nossa pele começa a ter níveis baixos de NMF (o responsável por atrair e reter a água na pele, lembra?). E segundo, porque agentes externos quebram a barreira de oclusão da pele, e roubam muita água. Isso faz com que o nosso corpo não consiga suprir a quantidade de água necessária para a pele se manter hidratada e saudável.

Então para resumir: sim, você deve ingerir mais água para melhorar a hidratação da sua pele. Mas isso por si só não é o suficiente! É preciso algo a mais para repor o fator natural de hidratação e a barreira lipídica que impede a perda excessiva de água.

Como repor o fator natural de hidratação e a barreira lipídica da pele? Diferentes tipos de hidratantes faciais

Com a idade, questões hormonais e genéticas, exposição ao sol, nós precisamos de uma ajudinha extra para manter a nossa pele hidratada e saudável. Para isso, existe no mercado hoje 2 tipos de hidratantes que você pode comprar para a sua pele:

  1. Hidratantes Emolientes
    1. Os hidratantes emolientes são os que agem na oclusão da pele. Ou seja, eles são os responsáveis por substituir a barreira lipídica original do nosso corpo e, dessa forma, evitar que a pele perca água em excesso.
  2. Hidratantes Umectantes
    1. Os hidratantes umectantes são mais específicos e complexos. Isso porque os hidratantes umectantes precisam atravessar esta barreira de oclusão, para que possa penetrar no estrato córneo e, como o NMF, atrair e reter água dentro da pele.

E como funciona a hidratação com a pele madura? Minha pele ficou mais seca depois da menopausa!

A pele ressecar conforme envelhecemos é bastante comum. Com a idade, nossas glândulas lipídicas vão perdendo a capacidade de manter os níveis de lipídios, e também existe todo o efeito cumulativo de:

  1. falta de ingestão de água;
  2. Exposição ao sol;
  3. Ingestão de alguns medicamentos;
  4. Questões hormonais;

Então, principalmente após a menopausa, é essencial a ingestão de mais água do que você está acostumada (não adianta esperar sentir sede ok? assuma o hábito de a cada 2 horas tomar um bom copo de água e tudo ficará melhor!), e fazer a utilização de um hidratante emoliente e umectante.

E quem tem pele oleosa? Precisa hidratar também?

Este é um erro clássico no cuidado com a pele.

A hidratação da pele é composta de 2 ingredientes básicos: lipídios (óleo) e água. Quando falamos de pele oleosa, estamos nos referindo ao excesso de lipídios. Portanto a hidratação continua sendo essencial para manter os níveis de água controlados.

Inclusive, a falta de água na pele estimula o corpo a produzir ainda mais lipídios, o que piora ainda mais a oleosidade da pele! Então a hidratação em peles oleosas não é apenas recomendada, como é essencial para diminuir a oleosidade, diminuir o problema de acnes e melhorar a saúde da pele.

Hoje é muito fácil encontrar um hidratante emoliente que ajude a nossa pele a reter a água e não perder a hidratação para o meio ambiente. Você pode ir na farmácia mesmo e comprar um creminho que não custa tão caro, e ele vai te ajudar a manter a pele mais hidratada.

O problema é que a maioria das mulheres não sabe que, para manter a hidratação boa de verdade, elas precisam usar também um hidratante umectante. Isso porque a pele delas já está com níveis baixíssimos de NMF, e o creminho da farmácia não vai ajudar com isso.

É bastante difícil encontrar no mercado hoje um hidratante umectante de qualidade. Isso porque ele precisa atravessar a barreira lipídica de proteção da pele, e entrar no estrato córneo, para começar a fazer o efeito de atrair e reter água dentro da pele.

É por isso que a Vivah Cosméticos desenvolveu o Aqua 24h.

O Aqua 24h contém o ácido hialurônico de baixo peso molecular, o Epidermosil.

O ácido hialurônico é uma substância presente no NMF que atrai e retém até 1000x seu próprio peso em água. Ele é a ferramenta chave usada nos melhores cosméticos do mundo para a reposição da hidratação no estrato córneo, o que traz de volta a vitalidade e a saúde para a pele. E o Aqua 24h utiliza um tipo especial de ácido hialurônico, de baixo peso molecular.

Por isso, o Aqua 24h é composto por moléculas de ácido hialurônico muito pequenas, que conseguem atravessar a camada lipídica da pele e entrar no estrato córneo, atraindo e retendo água entre as células da pele, e não somente por fora. Isso faz com que o Aqua 24h seja perfeito para hidratar a pele profundamente, mas sem deixar aquela sensação de creme pesado na pele..por fora ela fica bem sequinha ao toque, porém muito macia, preenchida e com cara de saudável.

Estudos científicos já comprovaram que o Aqua24h consegue combater os sinais de envelhecimento da pele como rugas e linhas de expressão. Isso porque ele restaura o NMF da sua pele, preenchendo as rugas, melhorando a produção de colágeno e elastina, e também renovando a pele com uma renovação celular mais rápida e eficiente

Hidratação da pele não tem a ver somente com beleza. Tem a ver com saúde! Por isso nunca deixe de cuidar da hidratação da sua pele. Ela é a principal coisa que você pode fazer para deixar a sua pele jovem, com linhas mais suaves e evitar o envelhecimento da pele.

Se você quiser saber mais sobre o Aqua 24h, resultados que as mulheres já tiveram usando ele e também ver preços e formas de pagamento, é só clicar no botão abaixo e você será redirecionada para a página oficial do produto.

E para facilitar a hidratação correta da sua pele, nós estamos com uma oferta exclusiva para as leitoras deste artigo sobre hidratação.

Somente hoje, na compra de um kit promocional Aqua 24h, você recebe um Gel de Limpeza Profunda Facial da Vivah Cosméticos. Este Gel potencializa os efeitos do Aqua 24h em até 3x, e limpa a pele profundamente sem deixar a pele ressecada e sem causar o efeito rebote.

Então para aproveitar agora mesmo esta oferta, é só clicar na imagem abaixo e escolher o kit promocional.

Como Garantir o Seu Aqua 24h?

A empresa Vivah Cosméticos oferece uma garantia de 100% de satisfação porque confia 100% nos seus produtos. Você encomenda o seu Aqua 24h agora sem compromisso. Se não gostar de qualquer coisa no produto, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] dentro de 30 dias e eles devolvem 100% do dinheiro pago.

Ou seja, você tem a possibilidade de testar o hidratante umectante com mais resultado do mercado, sentir sua pele como aos 20 novamente. E não precisa arriscar 1 centavo com isso.

ATENÇÃO: O Aqua 24h deve ser adquirido exclusivamente através do SITE OFICIAL www.vivahcosmeticos.com.br. A Vivah Cosméticos alerta ao perigo de falsificação e pirataria em produtos adquiridos em outros sites e farmácias locais!

De acordo com a empresa, o Aqua 24h mantém melhor suas propriedades se guardado corretamente no estoque. E para garantir que o produto chegue com 100% de eficácia para você, ele é vendido exclusivamente através do site oficial www.vivahcosmeticos.com.br.

O Aqua 24h passou pela avaliação da Vigilância Sanitária (ANVISA), que comprovou sua segurança e eficiência. Ele está aprovado sob o número 25351.117184/2019-13.

E se você chegou até aqui, sabe a importância da hidratação da pele para a sua saúde, mas também para manter uma pele jovem, macia e radiante. Então para você tomar o primeiro passo hoje e melhorar a saúde da sua pele, basta ir ao site oficial do Aqua 24h e inserir o cupom pelehidratada. Com ele, você vai ganhar 5% de desconto extra, além dos descontos já disponíveis.

Então é só acessar o site https://vivahcosmeticos.com.br e fazer o seu pedido. Nós despachamos nossos produtos via transportadora, com um prazo de entrega médio de 5 dias úteis, sem o problema de extravios e demora comum dos correios.

Então é isso, um beijo e uma pele muito bem hidratada para você!


Link para artigos científicos:

  1. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging
  2. Photodegradation of hyaluronic acid: EPR and size exclusion chromatography study.
  3. Understanding premature skin aging
  4. Overexpression of the hyaluronan receptor RHAMM is transforming and is also required for H-ras transformation.
  5. Aprovação na ANVISA
  6. Para ter acesso a todos os artigos científicos que embasam os produtos Vivah, clique aqui.

Aviso Legal: É expressamente proibida a cópia e reprodução dos textos e imagens deste site, ficando os infratores sujeitos às penalidades cabíveis.
Venda Proibida para menores de 18 anos. Os resultados são individuais e não podem ser garantidos. Todas as informações contidas neste site foram elaboradas apenas para fins educacionais. Não existe intenção de substituir conselhos e consultas médicas. Essas informações não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar problemas de saúde e de pele sem antes consultar um médico. O ministério da Saúde adverte: no Brasil, não existem evidências científicas oficiais que comprovam que este produto previna, trate ou cure doenças.