Faça as pazes com o envelhecimento: Bem-vinda a revolução Pró-idade

Se manter mais jovem a cada dia parece ser a ideia principal por trás da indústria da beleza e da moda. Na televisão, nas revistas, em anúncios… Estamos sempre sendo impactados por dicas para nos manter jovem ou propagandas promovendo produtos “anti-idade”, que prometem rejuvenescer até 10 anos de nossa aparência. Pode parecer uma proposta tentadora, não é mesmo?!

Mas você já parou para pensar no significado da palavra “anti-idade”?

A pressão colocada pela sociedade para que as mulheres se mantenham sempre jovens, faz parecer que o envelhecimento é um mal que deve ser evitado ou eliminados a qualquer custo. E muitas vezes, essas influencias negativas em torno do envelhecimento, nós faz esquecer que envelhecer significa que estamos mudando e tendo a oportunidade de nos sentir melhor a cada dia.

Por isso, neste Dia Internacional das Mulheres te convidamos a fazer uma reflexão “Pró-Idade”!

Queremos que você celebre a beleza em todas as idades e entenda que não há nada de errado em tentar parecer melhor e mais bonita durante o envelhecimento. Mas isso não deve ser feito para que você se sinta mais jovem, e sim, para que se sentir incrível independente da idade.

Por isso, hoje nós queremos falar sobre como você pode começar a viver a pró-idade, sempre se respeitando e valorizando as qualidades que te fazem única.

Leia também: 3 Dicas Para Você Viver A Melhor Fase Da Sua Vida

Dica#1. Não tenha vergonha de falar sobre idade

Não há motivos para se esconder! Sua idade representa toda a bagagem e maturidade que você adquiriu com o passar dos anos.

Pense em todos os obstáculos que já ultrapassou, as aventuras que teve, as pessoas que ama, os lugares que já visitou, os sacrifícios que já fez, os prazeres que descobriu, o conhecimento incrível que já adquiriu e sinta orgulho de sua história e de suas realizações, em todas as idade! 

Ser Pró-idade é se permitir em ser honesta sobre sua idade sem se sentir constrangida ou envergonhada.

Dica#2. Liberte-se dos padrões de beleza 

Imagem colorida de uma mulher sorrindo

Ser pró-idade é se libertar da pressão dominante de parecerem sempre perfeita, e entender que a beleza não é algo apenas para as jovens.

Não é saudável perder tempo se comparando com outras mulheres, e se perguntando se elas são mais bonitas ou mais jovens que você. Por isso, é necessário entender que independentemente da idade todas as mulheres devem ser valorizadas e não invisíveis devido à sua idade ou à aparência.

Mas isso não significa que você deve rejeitar qualquer coisa que não seja natural e deixar que o envelhecimento siga um curso puramente natural. Pró-idade têm a ver com liberdade, de escolher por exemplo, pintar ou não os cabelos grisalhos.

Dica#3. Seja positiva em relação ao seu futuro 

Sei que não é uma tarefa fácil pensar com positividade sobre o envelhecimento: mudanças corporais e faciais, preocupações econômicas, problemas de saúde, limitações de condicionamento físico e mental. Todos esses fatores podem te deixar um pouco pra baixo e desesperançosa do que está por vir.

Mas nada de se entregar para os pensamentos negativos! Escolha encarar o envelhecimento com positividade. Isto é, optar por ser relevante e visível, em vez de desaparecer silenciosamente.

O primeiro passo para colocar a positividade em sua vida é mudar a forma como você vê o mundo. Ao analisar as coisas que ganhou com o passar dos anos, que tal ver a sabedoria e não as rugas? Contemple a maravilha de como seu corpo vem funcionando durante todos esses anos e não apenas o tamanho ou a forma dele. Isso é um exercício diário, que mudará a sua vida.

Dica#4. Tire um tempo para você

Imagem colorida mulher pró-idade

Sabemos que ao longo da vida, as mulheres sempre dedicam tempo para ajudar os outros, sejam os parceiros, os filhos ou os amigos. Mas agora é hora de se colocar em primeiro lugar! É necessário encontrar tempo e a energia para se reconectar e descobrir o que você gosta, o que te faz bem e redefinir suas prioridades.

Alem disso, quando somos jovens temos uma lista de desejos e sonhos, que muitas vezes acabam se diluindo com o passar dos anos. Com isso, muitas pessoas param de sonhar e fazer planos para o futuro, e isso é um grande erro. Por isso, lembre-se: Agora é o momento para sonhar e realizar os seus sonhos que você teve que adiar até agora.

Dica#5. Adote um estilo de vida pró-idade

Existem algumas mudanças de hábito do dia a dia que precisamos incorporar em nossa rotina para envelhecer bem e com saúde.

  • Permaneça conectado: Família, amigos, amores… mantenha todos por perto! A solidão pode prejudicar sua saúde, aumentar sua pressão sanguínea, interromper seu sono e até mesmo enfraquecer seu sistema imunológico.
  • Exercite sua mente: Atividades que desafiam sua mente, como aprender um novo hobby ou um novo idioma, por exemplo, podem ajudar a prevenir a perda de memória e manter seu cérebro saudável. Além disso, trabalhar a mente fazendo palavras cruzadas ou jogando xadrez, ajuda a prevenir doenças, como o Alzheimer e amplia as funções cognitivas.
  • Se mova mais: Manter o corpo em movimento é fundamental para quem quer ter uma vida longa e saudável. Então é melhor parar de arrumar desculpas para não se exercitar e descobrir alguma atividade física que combine com você.
  • Coma de forma inteligente: Melhorar a qualidade da sua alimentação é essencial! Eliminar as guloseimas açucaradas e carne vermelha e substituí-las por frutas, vegetais frescos, grãos integrais e peixes pode ser um bom começo. Essas pequenas mudanças já são suficientes para diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e mortes prematuras de um modo geral.
  • Cuide de sua pele: Utilizar sempre filtro solar é a melhor forma de evitar o envelhecimento precoce da pele. Além disso, com o passar do tempo, nossa pele tende a perder firmeza, tônus e hidratação. Por isso, utilizar um bom cosmético é fundamental para manter a pele saudável e evitar o envelhecimento precoce da pele.

Dica#6. Desenvolva sua autoconfiança

Se você está iniciando neste caminho em busca da autoconfiança, já vamos te adiantando que não há nenhuma receita mágica para se tornar confiante do dia para a noite, mas temos uma dica infalível para te ajudar nesse processo: cuide de si mesma. 

A forma como nos enxergamos afeta diretamente a relação de confiança e empoderamento. Por isso, para lidar com essa imagem de si mesma com mais leveza, nada melhor que incluir pequenas mudanças no dia a dia, e criar novos hábitos de autocuidado. Se alimentar melhor, praticar exercícios, cuidar da pele e principalmente não se cobrar tanto, afinal ser gentil consigo mesma é um grande ato de autocuidado. ⠀

Se você precisa de mais dicas para se sentir a cada dia mais linda e confiante, que tal conferir essas 7 dicas incríveis que a fisioterapeuta Cátia Damasceno selecionou para te ajudar a trabalhar sua autoestima diariamente.

Vem com a gente ser Pró-idade

Aderir um estilo de vida pró-Idade não significa que você deve rejeitar as marcas de cosméticos e de beleza. Apenas significa escolher produtos que ressalta a sua beleza, ao invés de ocultar as suas características.

Por isso, ao contrário da promessa de “combater a idade”, queremos que você celebre a beleza em todas as idades e entenda que ser pró-idade é aceitar que o envelhecimento traz muitas alegrias, nos deixa mais confortáveis ​​e contentes com quem somos agora em comparação com quando éramos mais jovens.

Convidamos você a fazer parte desse movimento e celebrar a beleza em todas as idades.

Vem com a gente ser Pró-idade?