Retinol Palmitato, Ácido Retinóico e Revinage: Como escolher o Retinol ideal para sua pele?

Rugas, linhas de expressão, bigode chinês, poros dilatados, manchas… O aparecimento dessas marcas na pele ao longo dos anos é algo super natural. Mas é claro que queremos envelhecer bem, mantendo uma pele bonita e saudável, não é mesmo?

Se você está sempre a procura de novos produtos para melhorar o aspecto da sua pele, provavelmente já tenha ouvido falar sobre o Retinol. Este potente ativo derivado da Vitamina A é o queridinho quando o assunto são os cuidados com a pele madura. 

Isso porque ele promove uma regeneração celular completa, combate os radicais livres e estimula a produção de colágeno e elastina da pele, perfeito para quem quer se livrar das marcas causadas pelo envelhecimento precoce da pele.

Mas ao contrário do que muitos pensam, Retinol não é tudo igual! Apesar da maioria dos retinóides apresentarem melhoras significativas na pele, existem diferentes tipos de retinóides, incluindo o Ácido Retinóico, o Retinol Palmitato e até mesmo alternativas para substituir o Retinol comum, como é o caso do Revinage. 

Com tanta variedade, o que não faltam são dúvidas na hora de encontrar o produto ideal para cada pele. Afinal, qual a diferença entre Ácido Retinóico, Retinol Palmitato e Retinol Like Revinage? Eles podem ser comprados sem receita médica? Eles possuem efeitos colaterais? Eles são realmente seguros para pele? 

Se você está procurando respostas para essas e outras perguntas sobre o Retinol, veio ao lugar certo!  

Ao ler esse post você vai: 

  • Conhecer os principais benefícios dos tipos de Retinol  
  • Saber a diferença entre os diferentes tipos de Retinol 
  • Saber qual o Retinol ideal para a sua pele 
Imagem colorida de uma mulher usando retinol para rugas no rosto

O que são e quais os benefícios dos Retinóides? 

Os Retinóides são um conjunto de ativos derivados da vitamina A, muito usados ​​na pele para tratar uma quantidade enorme de problemas, desde poros dilatados e acnes até mesmo as rugas mais profundas. 

Queridinho dos dermatologistas, os retinóides são os maiores aliados nos cuidados com a pele madura. Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre diversos ativos que previnem o envelhecimento precoce da pele, não é mesmo? Só que se você já possui rugas mais profundas, os retinóides são os únicos componentes cientificamente comprovados capazes de não só prevenir, mas também reverter os efeitos do envelhecimento da pele.

Além disso, o tratamento com os retinóides é diferente de outros ativos “anti-envelhecimento”, que dão efeito apenas na hora que são aplicados na pele, e depois de algumas horas, a pele volta ao aspecto envelhecido. Com os retinóides é necessário realizar um tratamento de no mínimo um mês, que estimula a produção de colágeno na pele e elimina de vez as marquinhas indesejadas. 

Isso acontece graças à poderosa regeneração celular causada pelos retinóides, que  removem as células mortas, criando uma nova camada de células que aumentam a espessura da pele, hidratam e estimulam as células da pele para reparar a área danificada. Essa reparação é capaz de minimizar e até mesmo eliminar os sinais das  rugas, linhas de expressão e flacidez da pele do rosto e pescoço.

Além disso, essa renovação celular causada pelos retinóides, também proporciona uma pele mais lisinha, firme e com poros menos visíveis.   

Confira mais alguns dos benefícios dos Retinóides: 

  • Estimula a renovação celular
  • Auxilia na produção de colágeno natural da pele
  • Aumenta a elasticidade dos tecidos cutâneos
  • Previne a formação de linhas de expressão 
  •  Protege a pele de agressões exteriores como o estresse e a poluição
  • Controla a hiperpigmentação da pele 
  • Controla a oleosidade da pele 
  • Tem uma poderosa ação anti-acne 

É importante lembrar que os benefícios listados acima  podem ser diferentes de acordo com o Retinol escolhido para o seu tratamento. A maioria dos retinóides apresentam resultados similares ao serem aplicados topicamente na pele. Porém, de acordo com o produto escolhido, o tempo de tratamento, os efeitos colaterais e até mesmo a intensidade dos resultados podem variar. Assim como os cuidados que você deve ter ao utilizar. 

Ácido Retinóico

Imagem coloria que exemplifica como o retinol é capaz de eliminar as rugas do rosto

Mais usado pelos dermatologistas nos consultórios, o ácido retinóico funciona como um irritante para a pele, o que resulta em uma rápida transformação das celular, fazendo com que as células velhas morram mais rapidamente e as novas células se regeneram, ajudando a desobstruir os poros e, ao mesmo tempo, estimulando a produção de novas células saudáveis. 

Porém, ao optar por um tratamento com Ácido Retinoico é preciso se atentar a alguns pontos:  

  • Deve ser aplicado somente com orientação médica;
  • A aplicação do Ácido Retinóico só pode ser feita à noite e sem exposição à luz;
  • Durante o tratamento pode haver irritações, vermelhidão e descamação da pele

É importante lembrar novamente que para fazer o uso do ácido retinóico fora do consultório, é necessário a prescrição médica e um acompanhamento constante de um dermatologista. 

Retinol Palmitato

Muito usado nas fórmulas de dermocosméticos, o Retinol Palmitato é a forma mais fraca de retinóide. Isso porque ele é uma combinação do Retinol puro com o ácido Palmítico. Por isso, são necessárias altas concentrações para obter resultados semelhantes aos do Ácido Retinóico. 

Apesar de ter menos risco de provocar irritações na pele, alguns cuidados também precisam ser tomados, como, por exemplo, aplicar os produtos que contenham esse ativo apenas durante a noite e não expor a pele em tratamento ao sol.  Além disso, também pode haver irritações ou vermelhidões nos primeiros dias de aplicação. 

Porém, diferente do Ácido Retinóico, o Retinol Palmitato pode ser encontrado em vários cosméticos e dermocosméticos que podem ser adquirido sem prescrição médica.

Imagem mulher madura passando retinol no rosto

Retinol – like Revinage

Agora imagine ter os mesmo resultados e benefícios do Ácido Retinóico, mas com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais dos retinóides: como irritação, vermelhidão, descamação e fotossensibilização. Incrível, né?

Pois saiba que isso já é possível por meio do ativo Revinage, mais conhecido como Retinol-Like. Como um ingrediente alternativo aos retinóides tradicionais, o Revinage tem o poder de combater o envelhecimento da pele de maneira segura, estimulando a produção de colágeno e elastina na pele e reduzindo a produção de radicais livres. 

Imagem de uma mulher madura passando retinol para eliminar as rugas no rosto

Com base vegetal do extrato do picão preto, uma planta presente em várias regiões do Brasil, o Revinage tem ação anti-inflamatória e não tem o risco de irritar, sensibilizar ou ressecar a pele. 

Além disso, diferente dos retinóides citados anteriormentes, ele pode ser utilizado também durante o dia ou sob exposição solar, o que é muito mais eficiente para o tratamento. Porém, lembre-se que ao utilizar produtos à base de Revinage durante o dia, o uso do filtro solar  com no mínimo FPS 30 é indispensável. 

Mas as vantagens do Revinage não param por aí. Além de apresentar todos os benefícios do ácido retinóico e dos retinóides comuns, o Revinage ainda conta com alguns benefícios específicos, como: 

  • Apresenta efeito calmante
  • Apresenta atividade reguladora da oleosidade da pele
  • Apresenta atividade reguladora da barreira cutânea
  • Alcança as camadas mais profundas da pele em até 4 horas
  • Apresenta alta estabilidade à fotodegradação e oxidação

Mas afinal, qual o melhor Retinol para a sua pele? 

Com tantos benefícios, sabemos que a vontade é de comprar o primeiro produto a base de retinol que encontramos pela frente. Mas antes mesmo de investir em algum dermocosmético, é importante que você conheça bem as principais características dos ativos presentes na fórmula do produto, para ter a certeza de estar fazendo a melhor escolha para a sua pele.

Para te ajudar na escolha do melhor Retinol, preparamos esta tabela de comparação entre os três tipos de Retinol apresentados nesse artigo: 

AtivoPode ser comprado sem receita médica Pode ser usado durante o dia Livre de efeitos colaterais Apresenta rápidos resultados 
Ácido Retinóico ✔️
Retinol Palmitato ✔️
Retinol-Like (Revinage)✔️✔️✔️✔️

Além disso, na hora de escolher o Retinol ideal para sua pele, também é importante dar atenção a textura do produto. Por ter aplicação tópica, o ideal são os produtos em serum, pois eles possuem rápida absorção e não deixam a pele oleosa demais.

Outra dica importante é optar por dermocosméticos que associam o Retinol a outros ativos para potencializar ainda mais o seu tratamento. 

Alguns ativos interage perfeitamente com o Retinol,  como por exemplo: 

  • Ácido Hialurônico que associado ao Retinol proporciona uma hidratação profunda para auxiliar na redução das linhas finas.  
  • Aloe Vera que potencializa o brilho e viço da pele. 
  • Chá verde que além de um poderoso antioxidante, age para acalmar até mesmo as peles mais sensíveis.

Quando aplicados separadamente esses ativos já são poderosos para o tratamento das rugas, mas quando são combinados em uma mesma fórmula, tornam-se ainda mais potentes tanto no tratamento das rugas que já existem, como para prevenir que novas rugas apareçam. 

E nunca se esqueça que apesar dos cuidados diários com a pele, consultar um dermatologista é sempre a melhor opção para manter uma pele sempre bonita e saudável. 

Esperamos que este post tenha te ajudado a escolher o dermocosmético com Retinol mais adequado para a sua pele. Mas se ainda ficou alguma dúvida sobre o mundo dos retinóides,  deixe suas perguntas nos comentários. Vamos adorar te ajudar nessa escolha tão importante para sua saúde e para sua pele.