Máscara de Argila: Você sabe qual é a ideal para sua pele?

Não tem como negar que a máscara de argila continua sendo super eficaz quando o assunto são os cuidados com a pele madura. Super fáceis de usar e com resultados quase que imediatos, as máscaras de argila são capazes de esfoliar o rosto, equilibrar a oleosidade da pele, amenizar as manchas e cravos, prevenir e minimizar as linhas de expressão e até mesmo de eliminar o aspecto de cansaço da pele. 

No geral, qualquer cor de argila já traz muitos benefícios para a pele. Isso porque as máscaras de argila tem uma alta concentração de minerais como o zinco e o silício. E esses minerais facilitam a absorção do sebo das células mortas, e assim são capazes de combater a oleosidade excessiva da pele.

Mas você sabia que existem vários tipos de argilas que são indicadas para diferentes problemas de pele? Máscaras de argila verde, branca, rosa, preta, vermelha e dourada! Todas essas argilas estão disponíveis no mercado e a diferença entre elas não está só na cor, mas também em seus benefícios e propriedades. 

Se você está a procura da máscara ideal para tratar a sua pele, você chegou ao lugar certo! Preparamos um Guia completo para te ajudar na hora de escolher uma máscara de argila para chamar de sua.  

Ao ler esse artigo você vai: 

  • Saber os principais benefícios de cada tipo de argila 
  • Identificar qual argila é ideal para o seu tipo de pele 
  • Saber qual a forma correta de utilizar as máscara de argila 
  • Descobrir a diferença entre as máscaras de argila caseiras e os cosméticos à base de argila

Máscara de argila verde

Mulher passando máscara de argila verde no rosto

Está é com certeza a máscara de argila mais popular e também a mais fácil de ser encontrada. Isso porque a argila verde é ideal para as peles oleosas e acneica, e sabemos que a maioria da população do Brasil tem esse tipo de pele.  

A argila verde é rica em sais minerais como magnésio e ferro, e por isso, tem a capacidade de sugar e absorver a oleosidade da pele e todo o conteúdo inflamado no interior das acnes. Além disso, ela possui uma ação matificante que ajuda na secagem e cicatrização das espinhas.

Máscara de argila vermelha

Se você precisa resgatar o aspecto jovial e saudável de sua pele, achou a argila certa! 

A argila vermelha ajuda clarear e a uniformizar a textura e o tom da pele, garantindo um aspecto mais hidratado, iluminado e com muito viço ao rosto.

Esse efeito é graças a ação de dois ativos minerais indispensáveis na respiração celular: ferro e cobre. Isso significa que a argila vermelha ativa a microcirculação facial, impedindo o envelhecimento precoce e a flacidez da pele. E o resultado disso, é uma pele revitalizada, com viço e luminosidade, sem oleosidade excessiva e super macia. 

Além disso, por ter a textura um pouco mais suave que as outras argilas, a argila vermelha pode ser usada em todos os tipos de pele, até mesmo nas mais sensíveis.

Máscara de argila branca

A argila branca também é indicada para todos os tipos de pele, mas faz sucesso mesmo com as donas de peles oleosas ou com problemas de acne. Isso porque a presença de manganês e magnésio na composição da argila branca é muito eficiente em controlar inflamações na pele.

Além disso, a argila branca também é recomendada para os cuidados com rugas e linhas de expressão, mesmo quando esses sinais já estiverem mais aparentes. Isso porque ela é capaz de regenerar as células e combater os radicais livres.

Quer ainda mais benefícios? Que tal uma super máscara unindo os benefícios da argila branca com a argila vermelha para ter uma ação ainda mais potente? Esse é o caso da argila rosa que mostraremos a seguir!   

Máscara de argila rosa

A argila rosa é uma das mais utilizadas por quem tem pele madura. Afinal, ela é nada mais, nada menos que a mistura da argila vermelha com a branca, criando assim, uma super argila que agrega o que existe de melhor em cada uma delas. 

Por um lado, a função absorvente da argila branca é capaz de sugar o excesso de oleosidade das glândulas sebáceas. Ou seja, ela é capaz de eliminar o excesso de gordura dos poros, além de remover as impurezas que a pele acumula no dia a dia. Por outro lado, a argila vermelha, age para ativar a microcirculação facial, impedindo o envelhecimento precoce e a flacidez da pele. Além disso, ela também age para limpar profundamente a pele e remover as toxinas que causam o envelhecimento precoce da pele.

Dessa forma, a argila rosa é capaz de fornecer os minerais necessários para rejuvenescer a pele, devolvendo o viço e o brilho natural. 

Máscara de argila dourada

A argila dourada também é super indicada para a pele madura e, acima de tudo, para as peles que estão com aspecto cansado. Isso porque sua composição é rica em silício, que atua na formação do colágeno na pele. Ou seja, ela aumenta a elasticidade da pele e evita a formação de rugas.  

Além disso, a argila dourada também é capaz de absorver as impurezas da pele, desobstruindo os poros e deixando a pele mais limpa e fresca. 

Máscaras de argila preta

Mulher passando máscara de argila preta no rosto

Também indicada para todos os tipos de pele, a argila preta é rica em minerais, e é por isso que ela ajuda a remover profundamente as toxinas e impurezas da pele. Ela também auxilia no fechamento dos poros, pois normaliza o trabalho das células da pele. 

Além disso, as máscaras de argila preta ajudam a limpar os poros entupidos e também auxilia para minimizar as linhas de expressão. 

Mas afinal, qual a máscara ideal para a sua pele? 

Com tantos benefícios, pode ficar difícil escolher a argila certa para tratar o problema que sua pele está enfrentando. Por isso, preparamos esta tabela de comparação entre os seis principais tipos de argilas apresentadas nesse artigo:

Argila Controla a oleosidade Efeito rejuvenescedor Ação anti inflamatóriaClareadora 
Verde ✔️✔️
Vermelha ✔️✔️✔️
Branca ✔️✔️
Rosa ✔️✔️✔️
Dourada ✔️✔️
Preta ✔️✔️ ❌   ❌

Como comprar uma máscara de argila

Talvez você já tenha se perguntado se realmente existe uma diferença entre as argilas em pó (aquelas que são utilizadas para fazer cerâmicas e artesanatos) das argilas utilizadas para cuidados estéticos. E a resposta é sim! Existe uma grande diferença, tanto nos resultados obtidos no tratamento, quanto para a sua saúde. 

Isso porque, as argilas vendidas em casas de construção, por exemplo, não são esterilizadas. Isso significa que elas podem estar contaminadas com fungos, bactérias, areias e outros resíduos e micro organismo que podem danificar – e muito – a sua pele. 

Por isso, ao utilizar argilas que não foram esterilizadas, você corre o risco de ter várias doenças causadas por fungos, como a “doença do pano branco”, por exemplo. Essa doença que causa manchas brancas na pele, descamação e coceira, exige um longo tratamento feito com medicação. Além disso, mesmo depois de tratada, a doença pode voltar quando a pele é exposta ao sol, por exemplo. Por isso é tão importante ter a certeza de que sua argila é esterilizada.

Além disso, é importante lembrar também que nas máscaras de argila produzidas por uma empresa de cosméticos, você não encontra apenas a argila. Isso porque as máscaras a base de argila são enriquecidas com ingredientes adicionais que auxiliam e potencializam os resultados das máscaras, como por exemplo: o ácido hialurônico, extratos de plantas, óleos raros e vários outros ativos que farão toda a diferença em seu tratamento.

Como usar as máscaras de argila

Sabemos que com tantos benefícios a vontade é de utilizar as máscaras de argila todos os dias. Mas tenha cuidado, pois a argila deve ser incluída em sua rotina de cuidados com a pele no máximo duas vezes por semana. Isso porque, ao utilizar a argila diariamente, você corre o risco de deixar a sua pele muito ressecada, e como resultado do ressecamento, pode ter irritações e até mesmo descamações.

Mas se você nunca usou uma máscara de argila antes, é importante seguir esse passo a passo para não errar na hora da aplicação da máscara:

  • Primeiramente, lave o rosto com o sabonete de sua preferência para retirar as impurezas e deixa a pele preparada para receber a argila;
  • Em seguida, enxágue e seque levemente a sua pele com uma toalha de algodão;
  • Ao aplicar a argila no rosto, tente evitar áreas ao redor dos olhos e contornos dos lábios;
  • Não tente esfregar a máscara de argila na pele como é feito com um hidratante comum, por exemplo. O ideal é espalhar a máscara com movimentos delicados;
  • Depois disso, aplique uma camada fina da máscara também no pescoço para remover as células mortas e refrescar a pele da região;
  • Para que a máscara aja da melhor forma, não é necessários esperar ela endurecer completamente. O ideal é deixar agir de 5 a 10 minutos;
  • Enxague com água morna e faça movimentos de massagem: isso proporcionará um efeito de descamação adicional; 
  • Por fim, aplique um hidratante de sua preferência para nutrir a pele. 

Com tanta informação, agora fica fácil decidir qual a máscara de argila ideal para a sua pele, não é mesmo?

Se você já começou utilizar essas máscaras incríveis, conta pra gente aqui nos comentários como estão sendo os resultados!