Limpeza Facial Diária: Como lavar o rosto sem deixar a pele ressecada?

Se você já se perguntou como lavar o rosto da maneira certa, você não está sozinha. Cada uma de nós tem uma pele única, e por isso, encontrar as técnicas e o limpador perfeito para limpeza facial diária não é uma tarefa muito fácil. 

Mas se você deseja uma pele limpa e saudável, sem sombra de dúvidas, a limpeza diária da pele deve estar em sua rotina. Isso porque a limpeza remove o excesso de óleo e resíduos da pele, desobstruindo os poros e evitando problemas como acnes, manchas e o envelhecimento precoce da pele.

Afinal, à medida que envelhecemos, nossa pele tende a ficar mais seca e vai perdendo a elasticidade. Por isso, na hora de limpar a pele é essencial encontrar produtos que façam uma limpeza profunda sem ressecar ainda mas a pele. 

Para que você aprenda de uma vez por todas qual a melhor forma de limpar a sua pele, preparamos um guia completo para que ao final da limpeza você sinta sua pele limpa e revigorada e não esticada ou irritada, como acontece muitas das vezes.

Ao ler esse post você vai: 

Quando devo lavar o rosto?  

Imagem colorida de uma mulher molhando o rosto durante sua rotina de limpeza facial

Mesmo que você fique em casa o dia todo e não aplique maquiagem, a pele ainda assim precisa ser limpa de manhã e à noite, todos os dias. Isso porque a limpeza da pele não é feita apenas para retirar as sujeiras visíveis.   

Nossa pele também acumula suor, óleos e células mortas, que podem obstruir os poros e causar diverso problemas na pele. Por isso, independente do seu tipo de pele, é importante refrescar e limpar sua pele assim que você acorda e antes de ir dormir. 

Isso dará mais vitalidade a sua pele e também criará uma base limpa para receber hidratantes e cosméticos de tratamento. Além disso, se você estiver usando produtos como séruns, hidratantes ou cremes noturnos antes de dormir, convém lavá-los pela manhã antes de colocar seus produtos diurnos. 

Sem fala que para quem usa maquiagens no dia a dia, é super importante remover toda a make da pele para desentupir os poros e evitar problemas como manchas, cravos ou espinhas.

Devo lavar o rosto após praticar atividades físicas?

Além das duas limpezas diárias, é crucial limpar o rosto após praticar exercícios físicos. Isso porque quando você se exercita, o suor e a sujeira se acumulam na pele, e por isso, se você esquecer de limpar o rosto após o treino, pode aumentar o risco de desenvolver acne. 

Mas nada de exagerar, ok?! Principalmente para quem tem o tipo de pele oleosa, sabemos que a vontade é de lavar o rosto várias vezes por dia. Mas não caia nessa armadilha, pois você pode acabar tendo sua pele ainda mais oleosa e sofrer com o efeito rebote da oleosidade. 

Lembre-se também que talvez você precise usar um limpador facial diferente de manhã e à noite. Isso principalmente se você possui uma pele mista, por exemplo, que costuma precisar de uma limpeza profunda durante o dia e mais suave a noite.

Qual a temperatura ideal da água para lavar o rosto? 

Lavar seu rosto durante o banho com água quente do chuveiro pode até parecer uma boa opção, mas esse simples erro pode ser muito prejudicial para a pele do seu rosto. Isso porque temperaturas extremas, como a água quente do chuveiro, podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e quebra de tecidos delicados da pele. Além disso, a água quente retira a barreira de óleos naturais que ajudam a manter a integridade da pele. Isso significa que sem essa barreira sua pele secará mais rapidamente, causando ressecamento e, consequentemente, o aparecimento de rugas e linhas de expressão.  

Além disso, o calor pode ser um gatilho para a rosácea, uma condição da pele que causa vermelhidão e inchaços semelhantes a acne na pele. Portanto, é importante sempre usar água fria ou morna para lavar o rosto.

Quais produtos devo usar em minha limpeza facial? 

Você já andou por um corredor cheio de produtos de limpeza facial e ficou sem saber o que fazer com todas as opções?

O que acontece é que existem inúmeras maneiras de limpar seu rosto e pode ser difícil navegar pelo mundo da limpeza facial se você não sabe a finalidade de cada um desses produtos. Para tornar tudo mais claro e facilitar o seu caminho, aqui vamos resumir as características de alguns produtos de limpeza facial e te explicar a forma correta de aplicar cada um deles. 

Imagem de uma mulher fazendo uma limpeza facial

Produtos para retirar a maquiagem

Cleansing Oil

Se você nunca usou um Cleansing Oil você vai se surpreender. Esse óleo demaquilante tira a maquiagem como mágica. Nada de esfregar o rosto várias vezes para retirar a make como é feito com os demaquilantes comum. Com um Cleansing Oil, basta aplicar o óleo de limpeza no rosto ainda seco, e em seguida, massagear a pele suavemente até dissolver toda a maquiagem. Por fim, enxague a pele com água em abundancia.  

A sujeira da pele sai tão fácil assim por um motivo simples: óleo dissolve óleo. Portanto, o Cleansing Oil se mistura com as impurezas, partículas de poluição, maquiagem e oleosidade existentes em nossa pele e os levam embora. Isso tudo sem agredir a pele. 

Ah, e o melhor é que ele tira até mesmo aquelas maquiagens a prova d’água.

Água Micelar

Assim como o Cleansing Oil, a Água Micelar também é utilizada para remover a make e eliminar os resíduos como sujeira e suor da pele. Para aplicar esse produto, você deve molhar um lenço ou algodão com a solução micelar e em seguida deslizar levemente sobre o rosto para limpá-lo. Mas diferente do produto anterior, a Água Micelar é sem enxague. 

Lenços 

O lenço demaquilante também é uma boa opção para remover maquiagem, mas só deve ser usado em situações extremas, como em uma viagem longa de avião, na estrada ou nos dias em que você está cansada demais para passar por uma longa rotina de limpeza. Isso porque, primeiramente, os lenços são formulados com muitos conservantes que podem ser prejudiciais para a saúde de sua pele. Além disso, arrastar ou esfregar esses lenços pelo rosto pode agredir sua pele, causar rugas e espalhar óleo e bactérias por todo o rosto.

Produtos para limpeza facial profunda  

Gel de limpeza Facial 

O Gel de limpeza facial é indicado para todos os tipos de pele. Além de remover as impurezas profundamente, esse produto é capaz de purificar a pele, desobstruir os poros e regular a oleosidade da pele por mais tempo. 

Para ter resultados ainda melhores, aposte em um gel de limpeza facial que contenha ácido salicílico na fórmula. Esse ativo é ideal para tratar lesões de acne e diminuir o aspecto gorduroso sem agredir a pele. 

O gel de limpeza facial deve ser utilizado para retirar os resíduos que sobraram após passar o demaquilante. Além disso, ele também é capaz de deixar a sua pele com aquele aspecto matificado, sabe? Com cara de pele limpa e saudável.

Para aplicar, basta passar algumas gotinhas do gel em todo o rosto e massagear bem. Em seguida enxague com água fria ou morna. 

Espuma de limpeza facial 

A espuma de limpeza facial é ideal para quem sente a necessidade de ter a sensação da pele espumando para sentir que ela está limpa, sabe? 

Com funções parecidas as do gel de limpeza, a espuma também é ideal para ser utilizado após o demaquilante para limpar os resíduos que sobraram. 

Produtos para esfoliar a pele 

Antes de mais nada, é importante lembrar que estes produtos não devem ser utilizados todos os dias. O recomendado é esfoliar a sua pele no máximo uma vez por semana, ou a cada 15 dias se a sua pele for normal, sensível ou seca. 

Leia também o nosso Guia pratico para identificar o cosmético certo para o seu tipo de pele.

Mulher esfoliando a pele durante a limpeza facial

Esfoliantes Físicos 

Essa é a forma mais comum de esfoliar a pele para retirar as células mortas. Essa esfoliação é feita a partir do atrito que é causado por pequenos grânulos presentes em cremes ou géis esfoliantes.

A esfoliação física pode ser feita também com algumas escovas próprias para essa finalidade. 

Esse tipo de esfoliação pode ser usada por todos os tipos de pele. Mas é importante não esfregar o produto com muita força, pois isso pode agredir as peles mais secas e sensíveis.

Esfoliantes químicos

Esses são os esfoliantes que não causam atrito com a pele. Isso porque eles não possuem grânulos. A ação dos esfoliantes químicos é graças aos componentes de PH ácido que ajudam a descamar a pele, retirando as celular mortas. 

Na maioria das vezes, as substâncias químicas que são utilizadas para ação esfoliante são:  ácidos salicílico ou glicólico.

Para aplicar esse tipo de esfoliante, não é necessário esfregar o creme na pele. Basta aplicar uma camada sob a pele e esperar o produto agir o tempo que for indicado pelo fabricante. Em seguida enxágue com água em abundância. 

Qual a limpeza ideal para pele madura? 

Nossa pele está em constante mudança, e precisa de cuidados diferentes nas diversas fases da nossa vida. Por isso, se você convive com sua filha adolescente, por exemplo, não deve usar os mesmo produtos que ela em sua pele.

Isso porque, se tem mais de 30 anos, é importante saber que a medida que você envelhece, sua pele pode ficar seca e perder elasticidade. Por isso, procure produtos de limpeza que não sequem a pele, mas que ainda possam limpá-la completamente. 

A esfoliação também deve ser uma prioridade em peles maduras. Isso porque a renovação das células da pele diminui à medida que envelhecemos, e por isso, sem a esfoliação, é mais provável que sua pele pareça opaca e envelhecida.

Use o seu hidratante rapidamente após a limpeza facial

A maioria dos hidratantes indicados para utilizar após a limpeza facial, contém ingredientes umectantes (que atraem água para a pele) e ingredientes oclusivos (que ajudam a selar essa hidratação na pele). Portanto, aplicar o hidratante enquanto a pele ainda está um pouco úmida devido à limpeza, pode ajuda a manter ainda mais essa umidade e hidratação.

Isso porque, se você esperar alguns minutos após a limpeza para aplicar o hidratante, as células da superfície se desidratam e ficam bem mais difíceis de hidratar. 

Além disso, na hora de escolher o hidratante ideal para utilizar após a limpeza da pele, opte por hidratantes que contenham ativos como ácido hialurônico e retinol. Essa é uma ótima combinação para hidratar a pele profundamente e estimular a regeneração celular, minimizando rugas e linhas de expressão.   

Lembre-se também de sempre utilizar um filtro solar diário com proteção de pelo menos FPS 30. 

Dicas bônus: Verifique se as toalhas de rosto estão limpas.

Pode até parecer bobagem, mas acredite, reutilizar a mesma toalha de rosto várias vezes pode espalhar bactérias pelo seu rosto, o que contribui para o surgimento de acnes. Então, mesmo que sua toalha pareça visivelmente limpa, é super importante troca-lá todos os dias.

Nesse vídeo o Dr Roberto Figueiredo, o famoso Dr Bactéria, explica direitinho porque é tão importante trocar as toalhas diariamente para garantir a saúde da sua pele.

Além disso, você também precisar manter suas ferramentas de maquiagem sempre higienizadas. Os produtos demaquilantes podem ser ótimos para limpar seus pincéis de maquiagem e impedir que eles transfiram bactérias de volta para o rosto recém-limpo.

Tem alguma dúvida sobre limpeza facial e cuidados diários com a pele? Conta pra gente aqui nos comentários!  Vamos adorar responder suas dúvidas e te ajudar a construir uma rotina de cuidados com a pele com muita informação.