Maquiagem para pele madura: dicas e inspirações para arrasar na make

Confraternizações, aniversários, jantares… Todas essas ocasiões pedem uma maquiagem um pouquinho mais caprichada, não é mesmo? Afinal, não há como negar que a maquiagem tem o poder de realçar ainda mais nossa beleza natural e nos ajudar a resgatar a autoestima e autoconfiança. Mas com o passar dos anos e as mudanças em nossa pele, surgem uma série de inseguranças e dúvidas na hora de fazer uma maquiagem para pele madura. 

Isso acontece porque a nossa pele passa por muitas transformações ao longo dos anos e nem sempre aquela técnica que usávamos na juventude continua funcionando com a evolução da pele. Mas isso não significa que é preciso deixar de usar maquiagem. 

Para criar uma maquiagem com um visual natural, o segredo é não pecar pelo excesso. Por isso, nada de passar varias camadas de make para tentar cobrir as marcas da idade. A maquiagem deve ser utilizada apenas para ressaltar sua beleza natural.

Para isso, é preciso encontrar o equilíbrio entre os produtos ideais para a pele madura e as cores certas para criar um efeito harmônico sem deixar a pele marcada ou realçar as rugas.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer uma maquiagem ideal para pele madura, confira essas dicas profissionais que separamos para você criar uma make incrível independente da idade. 

Imagem colorida de uma mulher fazendo uma maquiagem para pele madura

Dica #1. Por trás de toda maquiagem perfeita está uma rotina de cuidados com a pele impecável 

Os cuidados pré-make, além de garantirem um melhor acabamento, impedem que base, corretivo e outros produtos derretam ou craquelem na pele ao longo do dia. Por isso, antes mesmo de começar a make, limpeza e esfoliação são essenciais para remover o excesso de oleosidade e impurezas da pele.

Após a limpeza, invista também em uma boa hidratação para evitar que a pele fique com aspecto ressecado. Afinal, sabemos que a pele madura tende a ter menos oleosidade e ressecar com mais facilidade, por isso, ao hidratar primeiro, você devolve à sua pele um brilho natural e saudável. Além disso, a hidratação também evita que sua make tenha o temido efeito craquelado ao longo do dia.

E não se esqueça de utilizar um bom primer, ok?! Ele ajuda a controlar a oleosidade excessiva da pele, além de diminuir a aparência dos poros dilatados e disfarçar as linhas finas. 

Apensar de ser desenvolvido para tratar as rugas e linhas de expressão, o Vivah Retinol também pode ser utilizada como primer. Ele controla a oleosidade da pele e promover um leve efeito tensor instantâneo. Assim, é possível deixar a sua pele preparada para receber a maquiagem e tratar-la por completo.

Leia também: Cuidados com a pele no verão: Saiba como manter sua pele saudável na estação mais quente do ano

Dica #2.  Dê preferência para maquiagens cremosas (em vez de maquiagem em pó)

As maquiagens em pó são ótimas para o dia-a-dia. Elas são fáceis de aplicar e dão um efeito de uniformidade muito bom a pele.

O problema é que com o aparecimento de linhas de expressão, o pó acaba se acumulando no fundo das rugas. E como resultado, uma linha de expressão fininha que quase não dava pra enxergar, acaba ficando bem marcada e evidente por causa da maquiagem em pó.

Já a maquiagem cremosa se mantém “no lugar” por muito mais tempo, e não causa esse efeito de acúmulo nas rugas.

É importante lembrar que independente do tipo de base escolhida, o ideal é sempre aplicar camadas finas para que não fique excesso nos vincos. Exagerar na quantidade de make para cobrir as rugas, além de criar um resultado nada natural, também pode acabar chamando ainda mais atenção as marcas do tempo. 

Dica #3. Capriche nas sobrancelhas

Imagem colorida de uma mulher com uma maquiagem para pele madura

Com o passar dos anos, é comum que o cabelo fique um pouco mais ralo. E isso também acontece com as sobrancelhas, que perdem fios e ficam menos definidas nessa fase da vida.

Por isso, a maquiagem em mulheres maduras precisa dar bastante atenção às sobrancelhas. O ideal é optar por produtos exatamente da cor dos fios para preencher as falhas. Na dúvida, use um tom mais claro, já que as sobrancelhas muito escuras também podem envelhecer o rosto.

Dica #4. Opte pelas sombras com acabamento fosco ou matte

Não tem como negar que as sombras brilhosas e metalizadas dão um brilho a mais para o visual. Mas se você quer disfarçar as marcas da pele madura é melhor evitar esse tipo de maquiagem.

O brilho das sombras ajuda a destacar as rugas e marquinhas da pele, dando um aspecto de envelhecimento. Por isso, o ideal é apostar nas sombras com efeito fosco ou matte, que tem maior poder de rejuvenescimento na hora de fazer a make.

Mas isso não significa que a sua make deve ser apagada e sem cor, ok?! A escolha de sombras em tonalidades quentes são ótimas para dar vida ao olhar.   

Dica #5. Desfrute de um visual bronzeado 

Para ficar com aquele visual coradinho e saudável do verão, uma boa tática é aplicar o blush em todos os lugares em que você fica naturalmente vermelha, como por exemplo, as maçãs do rosto, a testa, os ombros, os lados do pescoço e o decote.

Para isso, escolha um tom de blush que combine com sua pele, assim vai parecer que você está naturalmente corada, além de dar aquele brilho característico da pele saudável no verão. Mas sem exagero, ok?! Lembre-se sempre de retirar o excesso de maquiagem do pincel antes de aplicar na pele.

Dica #6. Finalize dando uma cor aos lábio 

Imagem colorida de uma mulher passando batom discreto.

Se você é do tipo que não gosta muito de ousar na escolha do batom, temos uma dica infalível para ficar com aquela corzinha de boca saudável e natural: escolha um batom que combine com o tom das suas gengivas. Normalmente tons de rosa e coral ficam super bem e são sempre uma ótima opção para dar essa aparência natural.

Mas se você prefere os batons escuros e não usa muito pois vive ouvindo que “batom escuro não cai bem para pele madura” chegou a hora de desmistificar essa regra.  Se os batons escuros forem incluídos dentro de uma make com composição leve, harmônica e bem construída, é possível sim criar um visual muito elegante com batons escuros em qualquer idade.  

Dica bônus. Atenção aos detalhes na maquiagem para pele madura

Na hora de se auto maquiar, aplicar mascara de cílios, fazer um delineado perfeito, corrigir as sobrancelhas e até mesmo passar uma simples sombra pode se tornar um pesadelo se você não consegue ver bem de pertinho o que você está fazendo, não é mesmo? Por isso, a escolha de um bom espelho para se auto maquiar deve ser o primeiro passo a ser levado em consideração.

Opte pelos espelhos de aproximação, aqueles de dupla face, em que um dos lados tem visão aumentada. Eles são ideais para quando você precisa focar em alguns detalhes que exigem mais precisão, como é o caso do delineado.

Mas fique atenta, pois nem todos esses espelhos de aproximação são recomendados para maquiagem, já que alguns podem distorcer a imagem.  Por isso, a capacidade de aumento ideal para auto maquiagem fica entre 5x e 10x.  

Passo a passo da maquiagem para pele madura 

Se mesmo após conhecer todas essas técnicas você não tem ideia de como começar a se maquiar, confira esse passo a passa em que a influenciadora Simone Sá ensina direitinho como prepara a maquiagem ideal para a pele madura.

Inspirações de maquiagem para pele madura

Agora que você já sabe tudoooo sobre o mundo da maquiagem para a pele madura, que tal se inspirar nas celebridades que nunca erram na hora de criar um visual elegante e natural?

Julia Roberts

Imagem da atris Julia Roberts com uma maquiagem natural para pele madura

A atris aposta em makes mais discretas e feitas quase sempre com cores neutras nos olhos e tons terrosos e alaranjados nos lábios. Esse tipo de maquiagem combina com trabalho e eventos diurnos, mais também pode ser usada em festas e eventos durante a noite. 

Fátima Bernardes

Imagem da apresentadora Fátima Bernardes com maquiagem ideal para pele madura

Com um visual cada vez mais jovial, a apresentadora de 57 anos chama a atenção com a maquiagem levinha que realça ainda mais a beleza. Por estar nas telas da Globo todas as manhãs, a apresentadora opta por uma make básica, no estilo dia-a-dia.

Cláudia Raia

Atriz Claudia Raia com maquiagem elegante para festa

A atris não tem medo de ousar ao escolher batons em tons fortes. Maquiagens como essas são provas de que é possível montar uma make harmônica e bem construída para compor um visual muito elegante com batons escuros.

Com tantas dicas e inspirações, temos certeza de que você esta preparada para arrasar na hora de se auto maquiar.

Mas lembre-se de utilizar a maquiagem para valorizar seu rosto e acima de tudo realçar a sua beleza natural,  e não para se esconder ou esconder as suas características.

Afinal, maquiagem é pra ser algo divertido, prazeroso e que a gente faz porque ama e não por obrigação ou pressão da sociedade. 

Você tem alguma outra dica infalível na hora de fazer aquela make pra um momento especial? Conta pra gente, queremos saber quais são seus truques para se manter linda independente da idade.