Cuidados com a pele no verão: Saiba como manter sua pele saudável na estação mais quente do ano

O verão chegou, e sempre que o clima vai mudando, os cuidados com a pele também precisam mudar. 

Para algumas pessoas, a chegada do verão pode significar apenas a trocar do creme comum por uma loção mais leve ou o aumento da proteção solar. Mas para quem enfrenta problemas de pele que são intensificados com o calor, como acne, ressecamento ou oleosidade excessiva, é necessário fazer algumas mudanças na rotina diária de cuidados com a pele no verão.

Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia básicos para que você possa ajustar a sua rotina de cuidados com a pele no verão sem errar nadinha.

Imagem colorida de uma mulher madura sorridente na praia.

Controlando a oleosidade da pele no verão

Clima quente, transpiração e oleosidade é o cenário ideal para o desenvolvimento de cravos e espinhas. Por isso, o primeiro passo para manter a pele saudável no verão é investir em uma boa limpeza diária e profunda da pele. A limpeza, além de remover todas as impurezas acumuladas durante o dia e evitar a obstrução dos poros, permite uma maior penetração dos cosméticos, fazendo que os tratamento tenha melhores resultados.

Mas calma! Isso não é motivo para sair por aí lavando o rosto a cada hora. É importante tomar alguns cuidados para que a limpeza seja feita de forma correta e você não acabe prejudicando sua pele.

  • Lavar o rosto apenas duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Mesmo que sua pele seja super oleosa, de nada adiantará lavar o rosto muitas vezes ao dia, pois isso pode deixar a sua pele ainda mais oleosa, causando o temido efeito rebote da oleosidade.  
  • O maior erro cometido na hora de lavar o rosto é a escolha de produtos inadequados para cada tipo de pele. Por isso, se você ainda não conhece bem o seu tipo de pele, consulte um dermatologista para não errar mais nesse passo tão importante na hora de cuidar da pele. 
  • Outro passo essencial no verão é a esfoliação do rosto no mínimo uma vez por semana. O esfoliante remove as células mortas, deixando a pele pronta para receber os princípios ativos hidratantes. Além disso, uma boa esfoliação desobstrui os poros, o que  reduz o aparecimento de pelos encravados e acnes.  
  • Na hora de secar a pele, não a esfregue com a toalha, pois isso pode ressecar e sensibilizar a sua pele. O ideal é secar a região delicadamente com uma toalha de microfibra, absorvendo suavemente a água da pele.

Verão pede hidratação redobrada por dentro e por fora

Maior exposição da pele ao sol e perda de água pela transpiração pode aumentar sua taxa normal de perda de água, levando a pele ao ressecamento nessa época do ano. Além disso, ficar exposta por horas ao ar condicionado também pode ressecar sua pele ainda mais. Por isso, durante o verão é importante estar atenta à hidratação não só para manter a pele bonita e viçosa, mas também para garantir a integridade da barreira protetora da pele.   

Com uma pele devidamente hidratada é possível evitar vários problemas como ressecamento, coceira, pruridos, vermelhidão e até algumas doenças, como a dermatite. Além disso, uma pele hidratada possui poros flexíveis, deixando a pele elástica, lisinha e tornando as rugas menos perceptíveis. 

  • Invista numa loção ou creme que restaure a barreira protetora da pele através da reposição de ceramidas. Para isso, uma ótima opção são os hidratantes enriquecidos com ácido hialurônico.
  • No rosto, é importante não usar um produto muito gorduroso, já que isso pode pesar na pele. Por isso, o ideal é apostar numa loção hidratante leve e de rápida absorção, como por exemplo os produtos com textura em séruns.  
  • Assim como investir em um bom hidratante, beber ao menos 2 litros de água por dia é essencial para manter o corpo e a pele bem hidratados.

Dermocosméticos e tratamentos para a pele no verão

Dermocosméticos são produtos indispensáveis para quem se preocupa com a beleza e a saúde da pele em qualquer época do ano. Esses produtos conseguem penetrar facilmente nas camadas mais profundas da derme, tornando o tratamento mais eficiente e seguro para quem deseja eliminar rugas, manchas, cicatrizes ou até mesmo reduzir a flacidez da pele.  

Fique de olho nos seguintes ingredientes dos séruns que podem ser grandes aliados da sua pele no verão: 

  • Ácido hialurônico:  Proporciona hidratação profunda e efeito preenchedor.
  • Vitamina C e vitamina E: Ajudam na formação de colágeno, na luminosidade da pele, potencializa a hidratação e combate o fotoenvelhecimento. 
  • Aloe Vera: Ação antioxidante, protege e hidrata a pele.

Além disso, já existem no mercado alguns produtos a base de retinol que podem ser usados no verão, mesmo quando a sua pele for exposta ao sol. Como é o caso do Vivah Retinol! Isso porque ele contem em sua fórmula o Retinol-Revinage, um ativo que promove os mesmo benefícios do retinol “comum” e elimina os efeitos colaterais como descamação, vermelhidão ou irritações na pele durante o tratamento.

Mas lembre-se que ao optar por um tratamento com algum desses ativos, é importante usar o produto por pelo menos seis semanas, uma ou duas vezes ao dia. Pois só assim é possível notar os resultados e ver bem a evolução de sua pele. 

Proteção da pele no verão 

Essa dica não é só para o verão ou quando for tomar sol: utilizar o protetor solar diariamente é fundamental.

Mulher adulta cuidando da pele no verão

Isso porque o uso diário e consistente da proteção impede o desenvolvimento de linhas finas e rugas, imperfeições de textura, alterações na aparência dos poros ao longo do tempo, além de auxiliar na prevenção do câncer de pele.

  • Na hora de escolher um filtro solar, aposte nas versões com no mínimo FPS 30. 
  • Nos dias em que for ficar muito exposta ao sol, como nas idas à praia e piscina, por exemplo, tenha o hábito de retocar o produto de duas em duas horas. 
  • Se você é do tipo que sofre com o excesso de oleosidade, aposte nas versões com toque seco para evitar o aspecto brilhoso.
  • Não esqueça de proteger também seus lábios, pois essa região é extremamente suscetível a danos UV e queimaduras solares. Para isso invista em um batom ou protetor labial que contenha proteção solar. 
  • Ainda que algumas bases e BB Creams já possuam fator de proteção solar na composição, é fundamental fazer o reforço com filtro solar, principalmente se a exposição ao sol no seu dia a dia for direta e bem intensa. 

Cuidados para não queimar a pele no verão  

Depilação

Quem nunca se depilou de última hora antes de ir a praia? Acredite, esse é um grande erro cometido no verão. A depilação com cera, gilete ou laser pode levar a uma séria irritação da pele pelo sol, filtro solar ou areia. Por isso, a depilação deve ser feita com no mínimo 24 horas de antecedência a exposição ao sol.  

Pele ardendo 

Se você exagerou no sol e agora está com a pele ardendo, é hora dos cuidados pós sol. Neste momento o ideal é limpar a pele com água fria e passar um hidratante. Esses cuidados vão aliviar o ardor, reduzir a vermelhidão e o ressecamento da pele. Além disso, os hidratantes com aloe vera ou camomila são ótimas opções para acalmar a pele. 

Pele descascando  

Se dias após a exposição ao sol sua pele está descascando, não puxe as pelinhas. Isso pode piorar ainda mais a situação e causar lesões maiores em sua pele. Neste caso o indicado é massagear  a pele suavemente durante o banho. Assim a pele vai se soltando naturalmente. 

Pele iluminada no verão 

Imagem colorida de uma mulher feliz com a pele hidratada no verão

Na maquiagem de verão a regra continua a mesma das outras estações: Menos é mais! 

E essa regra é ainda mais forte se a sua pele estiver saudável e bem cuidada. Afinal, quem não quer uma pele naturalmente bronzeada e com aquele brilho do verão?

Por isso, opte por bases de cobertura leve e batons que combinam com o tom da sua gengiva, essa dica é infalível para um visual natural. Além disso, se for sair a noite, lembre-se de dar um leve brilho com o brush em todas as partes do seu corpo que ficam naturalmente coradas.