5 dicas para eliminar as rugas na testa

Chegou aquele momento que você olha no espelho e percebe que aquelas rugas que costumavam aparecer apenas quando você levantava as sobrancelhas ou franzia a testa, se tornaram rugas permanentes?

Embora  o aparecimento dessas rugas seja um fato natural com o passar dos anos, as rugas na testa são uma das principais queixas das mulheres quando o assunto são as marquinhas indesejadas na pele. 

Mas se você já está sofrendo com esses sinais do envelhecimento da pele, não há motivos para se desesperar. Saiba que tanto as linhas superficiais como as rugas mais profundas são reversíveis. Atualmente existe uma variedade de tratamentos faciais disponíveis para te ajudar a ter de volta uma pele radiante.

Mas com tantas opções ​​você sabe identificar qual o melhor tratamento pra você?

Antes de recorrer a procedimentos invasivos como o Botox, saiba que existem tratamentos à base de cosméticos e dermocosméticos que apresentam resultados surpreendentes.

Para te ajudar a encontrar o tratamento ideal, separamos  5 dicas práticas e infalíveis para minimizar a aparência das indesejadas rugas na testa sem procedimentos cirúrgicos. 

Dica #1: Hidratação, hidratação e mais hidratação

Ao longo dos anos, a pele vai perdendo suas propriedades de regeneração e o ressecamento se torna um grande problema para a pele madura. Com a pele seca e maltratada, a chance de aparecerem rugas é ainda maior, pois a hidratação perdida com o tempo afeta a elasticidade e a flexibilidade da pele. Alem disso, a pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação.

Por isso, usar um bom hidratante diariamente é a maneira mais simples de manter a umidade da pele e se livrar das rugas. A hidratação promove um tratamento profundo a pele, capaz de devolver a elasticidade, a luminosidade e a umidade dos tecidos.

Além disso, não se esqueça de beber no mínimo 2 litros de água por dia. Beber pouca água causa desidratação na pele, diminuição da sustentação e consistência, o que torna a pele flácida e sem viço. 

Leia também: Ácido Hialurônico de baixo peso molecular: saiba tudo sobre o ativo queridinho dos dermatologistas

Imagem colorida de uma mulher passando creme para rugas no rosto

Dica #2: Invista em dermocosméticos

Quando o assunto são os melhores dermocosméticos para tratar as rugas na testa, não há como negar: Os produtos a base de retinol são os campeões para o tratamento das rugas. Isso porque o retinol é o únicos componente cientificamente comprovados capazes não só prevenir, mas também de reverter os efeitos do envelhecimento da pele.

Este ativo promove uma poderosa regeneração celular, que removem as células mortas, criando uma nova camada de células. Essas nova camada aumenta a espessura da pele, hidrata e estimula as células da pele para reparar a área danificada. Essa reparação é capaz de minimizar e até mesmo eliminar os sinais das rugas, linhas de expressão e flacidez da pele do rosto e pescoço.

Além disso, o tratamento com os retinoides é diferente de outros ativos “anti-envelhecimento”, que dão efeito apenas na hora que são aplicados na pele, e depois de algumas horas, a pele volta ao aspecto envelhecido. Com os retinoides é necessário realizar um tratamento de no mínimo um mês para elimina de vez as marquinhas indesejadas da pele. 

Mas fique atenta, pois alguns produtos a base de retinol podem tornar a sua pele sensível. Por isso, na hora de escolher o melhor dermocosmético para eliminar as rugas é importante optar por produtos formulados com Bio Retinol. Ele é um ingrediente alternativo aos retinoides tradicionais, que tem o poder de combater o envelhecimento da pele de maneira segura. Isso porque diferente dos retinoides comuns, ele não apresenta os efeitos colaterais como: irritação, vermelhidão, descamação e fotossensibilização.

Dica #3: Tente uma Massagem Facial para eliminar as rugas na testa

Você sabia que massagear o rosto é uma técnica super fácil e eficiente para melhorar o tônus muscular, ativar a circulação do rosto e minimizar as rugas?

Os exercícios faciais fazem com que a circulação sanguínea flua, ative os tecidos musculares e alivie as tensões ao redor da sobrancelha, reduzindo a aparência das linhas. Além disso, repetindo alguns simples movimentos durante 15 minutinhos, você também manda embora a tensão e o cansaço do dia a dia.

Se você ainda não sabe como massagear corretamente sua pele, olha só esse passo a passo das principais técnicas de Ioga facial que a atriz Maitê Proença utiliza em seu dia a dia.

Com essas simples técnicas é possível manter a pele livre de rugas e um semblante relaxado e suave. E o melhor, é possível ver os resultados do Ioga facial já nos primeiros 15 dias de exercícios faciais.

Dica #4: Mude sua alimentação para minimizar as rugas na testa

Alguns alimentos antioxidante ajudam a proteger e prevenir a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce da pele. 

Essas substâncias antioxidantes estão presentes principalmente nas frutas, legumes e verduras, que são os alimentos mais coloridos. Isso porque a pigmentação desses alimentos não está ali por acaso. Cada uma delas indica a presença de substâncias nutritivas, como antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ser incríveis para a sua pele. 

Além das frutas, verduras e legumes, os antioxidantes também podem ser encontrados em outros alimentos que consumimos em nosso dia a dia, como por exemplo, os peixes que possuem grandes quantidades de ômega 3 como a sardinha, atum e salmão. O cacau também possui um tipo de antioxidante poderoso contra processos de envelhecimento da pele e agem também como anti-inflamatórios.

Além disso, diminua o consumo de chás fortes e cafés, eles podem remover o líquido do corpo, agravando a desidratação da pele. Isso porque a cafeína é como qualquer outro diurético: ela faz você perder líquido, e, assim, acaba com a umidade do seu corpo e contribui para o aparecimento das rugas.

Dica #5: Use filtro solar todos os dias

O uso do filtro solar por si só, não é capaz de combater as rugas, porém, de nada adiantará seguir todos os passos acima e não utilizar a proteção. Isso porque, a  exposição excessiva à radiação ultravioleta pode resultar no envelhecimento precoce da pele. E por mais que você siga todas as dicas anteriores, não usar filtro solar pode fazer com que as rugas voltem para seu rosto. Além disso, o filtro solar evita o agravamento das rugas já existentes e retarda o surgimento de novas.

Mas nunca se esqueça que, apesar de ser usado por muitas pessoas apenas durante o verão, o protetor solar também deve ser usado em outras épocas do ano, inclusive durante o inverno e em ambientes fechados. Isso porque a luz visível, vinda de aparelhos eletrônicos, também pode acelerar o envelhecimento da pele.

Também é importante lembrar que o filtro solar deve ser não deve ser usado apenas no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como mãos, colo, braços e pernas.

Como evitar o aparecimento de novas rugas na testa?

Não importa se você tem 20 ou 40 anos, não há momento melhor que o presente para iniciar uma rotina de cuidados com a pele anti-rugas. Isso porque quando o assunto é o envelhecimento da pele, é sempre melhor prevenir do que remediar. Para te ajudar a ficar longe das rugas e linhas de expressão, separamos algumas dicas que você pode incluir em seu dia a dia para manter uma pele linda e saudável.

Fique longe d0 stresse

Já ouviu a expressão “rugas de preocupação”?

Acredite, um estilo de vida muito cansativo aumenta a quantidade de linhas de expressão e faz a pele perder sua vitalidade, provocando o envelhecimento precoce por conta da maior liberação de radicais livres. Isso porque o hábito de franzir ou enrugar a testa é uma das principais causas de rugas no rosto.

Doenças como rosácea e a psoríase também estão relacionadas com tensão e ansiedade. Além disso, pessoas estressadas também estão mais suscetíveis a desenvolverem alergias e acne, pois o estresse aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Com o emocional abalado, consequentemente a imunidade também acaba abaixando, favorecendo o surgimento de micoses e herpes.

Pratique esportes e passe mais tempo ao ar livre

Que praticar exercício físicos regularmente é essencial para o bom funcionamento do organismo provavelmente você já saiba. Mas o que muitos não sabem é que o hábito de se exercitar também pode deixar a pele mais bonita e saudável, auxiliando até mesmo em problemas como o ressecamento, oleosidade excessiva, acne, flacidez e rugas.

Isso acontece porque ao praticar algum esporte, é produzido mais oxigênio que é mandado para todo o corpo, inclusive para a pele. Os benefícios dessa maior oxigenação da pele são uma melhor cor, uma textura mais macia e saudável e a diminuição no risco de sofrer com problemas de pele. A oxigenação dos tecidos também hidrata a pele e aumenta a probabilidade de combater os efeitos negativos do envelhecimento, como rugas e outros sinais.

Além disso, quando o corpo está em movimento, ele produz um hormônio de crescimento, que possui substâncias antienvelhecimento, e acabam retardando as modificações que a pele sofre ao longo do tempo.

Invista na sua qualidade de vida 

Estresse constante, noites mal dormidas, poluição e radiação ultravioleta, são fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o aparecimento de rugas na testa também pode estar relacionado ao hábito de dormir de bruços sobre um travesseiro ou até mesmo sobre as mãos. Isso acontece pois nesta posição, os vasos sanguíneos são espremidos e o suprimento sanguíneo se deteriora, o que afeta a recuperação da noite inteira e leva à deformação do tecido.

Além disso, se você deseja uma pele sem rugas, pare hoje mesmo de fumar! Fumar piora a circulação periférica e isso priva os tecidos da nutrição. O rosto fica opaco, aparecem linhas de expressão e depois rugas profundas. Sem falar nos malefícios a sua saúde, não é mesmo?

Você tem alguma outra dica para combater o envelhecimento precoce da pele? Conta pra gente, queremos saber quais são seus truques para manter uma pele linda independente da idade.