Como lidar com a chegada dos cabelos brancos e como mantê-los?

A pressão colocada pela sociedade para que as mulheres se mantenham sempre jovens, faz com que muitas escolham pintar os cabelos assim que aparecem os primeiros fios brancos.

A mídia nos bombardeia de propagandas de novos produtos para tingir os cabelos, e assim, transmitem a ideia de que os fios brancos devem ser escondidas para preservar a juventude feminina. 

Mas para nós, a decisão de assumir os cabelos brancos é uma forma de celebrar a beleza independentemente da idade. Porém, sabemos que para muitas mulheres, deixar os cabelos brancos aparecerem é um processo muito longo e delicado. Isso porque os cabelos grisalhos não aparecem uniformemente em toda a extensão dos cabelos de uma só vez. E nessa fase de transição, muitas mulheres acabam se sentindo um pouco perdidas, não conseguindo encontrar um estilo que as represente.

Para te ajudar nessa mudança, trouxemos algumas dicas para provar que é possível passar por essa fase e manter os cabelos brancos lindos e com um visual super moderno. 

Leia também: 3 Dicas Para Você Viver A Melhor Fase Da Sua Vida

Como disfarçar a diferença entre os cabelos brancos e os fios pintados?

Um dos momentos mais difíceis do processo de assumir os fios brancos é o período em que o cabelo está crescendo e há uma grande diferença entre a cor natural do cabelo que está crescendo e a parte que costumava ser pintada. 

Imagem colorida de uma mulher em transição para os cabelos brancos

Para que você consiga passar por esse momento se olhando no espelho e se sentindo linda, alguns dos truques abaixo podem ser usados para garantir um visual mais homogêneo e harmônico.

Continue pintando o cabelo por um tempo

Pode até parecer contraditório, mas quando você decide que está pronta para deixar os fios brancos aparecerem, não significa que você deve parar de usar a coloração nos cabelos.

Mas diferente de antes – quando você pintava os cabelos brancos – agora a intenção é clarear os fios escuros para deixa-los a cada dia mais próximos do tom dos cabelos grisalhos.

Para isso, adicionar tons claros aos fios é uma ótima opção para facilitar a transição da cor natural do cabelo para o cinza. Para isso, procure um colorimetrista experiente que irá te indicar qual a melhor forma de fazer essa transição e qual a cor mais combinar com a cor natural do cabelo que está crescendo.

Uma ótima opção é optar por cores claras para fazer luzes, mechas ou reflexos quando aparecerem os primeiros fios brancos. No entanto, cores quentes, como vermelho e loiro morango, devem ser evitadas, pois esses tons podem ter efeitos desagradáveis ​​e mostrarão ainda mais contraste com seus cabelos brancos. 

Além disso, se combinar com o seu tom de pele, você também pode optar por pintar todo o seu cabelo de um loiro bem claro, para aos poucos assumir a raiz naturalmente branca. Assim, o grisalho pode ir aparecendo sem chamar tanto a atenção.

Faça um corte em seus cabelos

Se você não deseja adicionar uma nova cor, a melhor opção é fazer um corte de cabelo curto para retirar qualquer cor desnecessária dos fios. 

Mas se engana quem pensa que envelhecer é perder o estilo e ter que optar por cortes de cabelo mais discretos e retos, por exemplo. Se você busca por leveza e praticidade, os fios bem curtinhos são a escolha ideal. Este corte é super versátil permitindo criar vários penteados diferentes como os repicados. Para as menos ousadas, um outro curto que nunca desaponta é o “bob” na altura da orelha, que deixa um look ultra sofisticado e atual.

Para quem gosta dos cabelos na altura do ombro, o corte “long bob” continua sendo o queridinho. Este corte permite criar vários penteados diferente para o dia a dia, além de ser super elegante. A dica aqui é criar algumas “ondas” para dar frescor a este corte. Mas se você quer um ar mais elegante e arrumadinho, um liso bem polido e dividido ao meio é a escolha ideal.

Além disso, independente do tamanho do corte que escolher, uma boa dica para não correr o risco do visual ficar envelhecido é fugir dos cortes retos. Para isso, aposte nos estilos mais modernos, como o assimétrico ou repicado para equilibrar o volume e deixar as madeixas com mais leveza e balanço.

Invista em acessórios para cobrir os tons desiguais

Se por algum motivo você não quer pintar, nem cortar os fios, durante a fase de crescimento, você pode cobrir suas raízes com diferentes chapéus ou lenços. Isso vai facilitar muito a transição.

Embora seja uma grande mudança em seu visual, pense nisso apenas como um novo estilo que você está testando.

Se inspire em mulheres grisalhas 

Se você está começando nessa transição, se inspire em mulheres lindas que já assumiram os fios brancos. Atrizes, apresentadoras, modelos, influenciadoras digitais e até mesmo mulheres do seu ciclo social. Isso é ótimo para que você se acostume com a beleza dos cabelos grisalhos e se ache mais linda a cada dia que passa.

Se você está com dificuldade de decidir se assume ou não os cabelos brancos, olha só que legal essas dicas da Jornalista Renata Vasconcelos. Ela esta passando pela transição para assumir os fios brancos como parte da sua beleza natural e se amando mais a cada dia.

Como manter o brilho dos cabelos brancos e evitar o amarelamento dos fios?

Deixar de pintar os cabelos não significa que você deve se afastar de vez dos salões de beleza. Muito pelo contrário! Alguns tratamentos de salão, como queratina e máscaras hidratantes, costumam ser mais eficazes do que aqueles feitos em casa. Isso porque a textura dos cabelos grisalhos nas mulheres maduras não é nada parecida com a das meninas jovens. Os cabelos grisalhos exigem cuidados especiais, pois geralmente são mais fracos e perdem facilmente a hidratação. Por isso é essencial ter a ajuda de um profissional para dar ao seu cabelo opaco uma aparência bonita e bem cuidada.

Invista em hidratação

No dia a dia, o indicado é utilizar shampoos e condicionadores com ingredientes altamente nutritivos e que não contenham sulfatos e silicones em sua composição. Esses ingredientes podem deixar os seus fios opacos e menos macios.

Evite o uso de secadores e chapinhas

O uso de secadores de cabelo e outras ferramentas quentes podem até ser ótimos ´para modelar os cabelos, mas é preciso tomar cuidado com esses equipamentos. O calor pode amarelar ou até mesmo manchar os fios brancos. Por isso, para evitar expor o seu cabelo as altas temperaturas, sempre utilize produtos que protejam os fios do calor. Você também pode optar por ferramentas não aquecidas, como os bobs que são ótimos para cachear ou definir os fios.

Além disso, o excesso de sol, poluição e água do mar também pode deixar os fios com uma aparência amarelada. Por isso, para quem deseja manter os cabelos brancos e evitar o amarelado, o ideal é optar por shampoos neutralizantes, além de borrifar um protetor UV nos fios, especialmente nos meses mais quentes.

Tenha paciência com os seus cabelos brancos

A paciência é a chave para alcançar o tão sonhado cabelo grisalho perfeito. Nos primeiros meses pode ser um choque se ver tão diferente, e por isso, algumas emoções poderão surgir. Mas se você estiver pronta para se comprometer com o crescimento natural do seus cabelos, concentre-se no resultado final e lembre-se das razões pelas quais você decidiu tomar a decisão.  

Não julgue muito rápido a cor natural do seu cabelo com apenas 5 cm de raiz. O ideal é deixe seu cabelo crescer completamente por pelo menos um ano antes de tirar uma conclusão sobre o resultado dessa transição. Sabemos que esse período de adaptação pode ser difícil, mas com paciência e auto-confiança temos certeza de que você vai se encantar com seu novo visual.

Afinal, a chave para qualquer transformação é a confiança. Por isso, decidir deixar crescer os cabelo grisalho é uma maneira de se aceitar e mostrar para o mundo que a cor dos cabelos não define a sua juventude e que você pode se sentir linda e se amar em todas as idades.

Se você está passando por esse momento de transição para assumir os fios brancos, conta pra gente, quais estão sendo as dores e as delicias dessa nova fase da sua vida?