Como cuidar da sua pele com o uso de máscara?

Desde o surgimento da pandemia e as medidas de contenção do coronavírus, a máscara tem sido a nossa nova “peça de roupa” que temos que usar diariamente. Algumas pessoas mais, outras menos…mas mesmo assim, aposto que você já sentiu como o uso constante de máscaras pode afetar na qualidade da sua pele.

A máscara faz o ar que expiramos ficar em contato com a nossa pele. Ela cria uma região úmida, quente e rica em CO2. Os resultados são sensibilidade da pele, acne e linhas de expressão que antes não existiam.

Segundo dermatologistas, a ansiedade e o estresse que a quarentena trouxe às nossas vidas também tem um efeito muito forte na nossa pele, causando vermelhidão, alergias e até mesmo doenças de pele mais graves.

Infelizmente, ninguém sabe até quando essa situação vai continuar. Ou até quando você vai ser obrigada a usar máscara todos os dias…

Mas nós viemos aqui te dar dicas de como você pode cuidar da sua pele mesmo durante a quarentena

1. Limpeza da pele é ainda mais essencial

Sim, uma limpeza correta está entre os cuidados mais importantes que você pode ter com a sua pele. E agora que a sua pele sofre o atrito da máscara, e fica em contato com um ar mais úmido e com menos oxigênio, o uso de um sabonete facial eficiente e com efeito calmante é ainda mais importante.

Kit Máscara Térmica Gel Calmante E Loção Emoliente Facial - R$ 239 ...

Nós temos um artigo específico para ajudar você a fazer a melhor limpeza de pele noturna.

2. Hidrate bem as áreas de atrito com a máscara

Sabe aquela parte do rosto que está vermelha e bem irritada depois de usar a máscara por um tempo mais longo?

Dê uma atenção redobrada a essas regiões. Use um hidrantante facial de qualidade, e que contenha agentes calmantes, que vão diminuir a irritação. Uma boa dica aqui é procurar por hidratantes que contenham Vitamina E ou Aloe Vera.

Saiba como prevenir lesões na pele por uso prolongado de EPIs ...

Leia também: Aqua 24h funciona? Descubra porque o estoque esgotou em poucas horas

3. Posso usar maquiagem debaixo da máscara?

A resposta certa é um claro NÃO. Evite ao máximo usar maquiagem por baixo da máscara. Quando você passa maquiagem, você está sobrecarregando ainda mais a pele do seu rosto com substâncias que acumulam sujeita e contaminação. O ideal é utilizar somente um hidratante para manter a pele saudável e forte contra o estresse da máscara.

4. Preciso usar protetor solar mesmo com a máscara?

Sim, precisa! Assim como você deve passar protetor solar mesmo quando fica dentro de casa, também é importante passar protetor solar quando for utilizar máscara. A sua máscara foi feita para barrar vírus e bactérias presentes no ar, e não a radiação solar e das luzes. Então sim, use filtro solar normalmente.

Então é isso meninas. Sabemos que este período da quarentena está sendo difícil pra vocês, assim como está sendo para nós. Mas juntas vamos vencer, e sairemos do outro lado mais fortes do que entramos!

Se você tiver interesse, também pode ler os artigos que temos sobre MEDO: O MAIOR VILÃO, e também um pequeno relato que eu fiz sobre a minha quarentena, na esperança que possa te ajudar.

Um beijo, e até mais,

Cristina