Guia prático para identificar o cosmético certo para o seu tipo de pele

Você acha que o tipo da sua pele é o mesmo durante toda a sua vida? 

Se a resposta for sim, você pode estar enganada. Muita gente tem certeza que tem o mesmo tipo de pele durante toda a vida. Mas sabia que isso é um mito? Nossa pele é bem dinâmica, e o estado dela pode mudar sem você se dar conta, ou simplesmente pode não ser do tipo que você sempre pensou que fosse. 

Isso acontece porque nossa pele pode variar muito de acordo com fatores internos e externos aos quais estamos submetidos todos os dias, como por exemplo: alimentação, clima, os pequenos cuidados diários com a pele e também períodos de turbulência hormonal ou algumas medicações. 

Para te ajudar a identificar como a sua pele está nesta fase da sua vida, preparamos um guia completo para você ter sempre em mãos e consultar quantas vezes quiser na hora de escolher os melhores produtinhos para a sua rotina de cuidados com a pele.  

Pele Normal 

Sabe a famosa “pele de bebê” que todas desejam ter? Pois é, essa é a pele do tipo normal ou cientificamente conhecida como eudérmica.

Com a quantidade exata de hidratação e oleosidade, este é o tipo de pele menos recorrente na fase adulta. Mas se você tirou a sorte grande de continuar com a pele normal mesmo após a infância, o que não vale é se acomodar e deixar de lado os cuidados com a pele. Assim como todos os outros tipos de pele, a pele normal não é perfeita, e também necessita de cuidados diários. 

Características: 

  • Textura fina, flexível, macia e aveludada
  • Produz hidratação em quantidade adequada (sem excesso de brilho ou ressecamento)
  • Apresenta poros pequenos ou até mesmo imperceptíveis
  • Não apresenta muitas manchas, cravos ou espinhas 

Quais os melhores produtos? 

Para higienizar, tonificar, hidratar e proteger a pele normal, opte por produtos com antioxidantes e antiglicantes, além de claro, sempre fazer o uso de filtro solar. 

A limpeza, seguida de hidratação, deixa a pele equilibrada, assim a produção de sebo se mantém normal, pois o organismo entende que não precisa compensar nada.

Porém, no momento de escolher o hidratante, é importante optar por algum que tenha uma ação mais suave, evitando cremes muito nutritivos ou muito oleosos.

Uma boa dica para não pesar muito na hidratação ou deixar a pele ressecada demais é apostar em produtos na textura de sérum. Eles se adaptam bem a todos os tipos de pele e são perfeitos para manter o equilíbrio da pele. 

Pele Oleosa 

Além das  questão genética, a pele oleosa é fruto de fatores como por exemplo: estresse, mudanças hormonais na adolescência, durante a menstruação, na gravidez e na menopausa, alimentação desregulada ou até mesmo efeito colateral de medicamentos. 

Características: 

  • Alta produção de oleosidade
  • Aspecto brilhante na maior parte do dia
  • Poros dilatados e visíveis 
  • Tendência a desenvolver acnes não só nos rosto, mas também na região das costas, colo e peito.

Quais os melhores produtos?  

Por mais que sua pele seja oleosa, ela precisa – e muito – de hidratação. Não tenha medo de aumentar a oleosidade da pele com a hidratação. Isso não acontecerá se você escolher os produtos adequados. 

Para controlar sua pele e  evitar o efeito rebote da oleosidade o ideal é procurar hidratantes seborreguladores, em gel, sérum ou loção.

Além disso, você deve ter como base produto oil-free, aqueles que tem uma emulsão com maior quantidade de água e menor de óleo.

Pele Mista

A pele mista é o tipo de pele mais comum entre a maioria das pessoas, justamente por estar nessa zona intermediária, entre a pele oleosa e a pele normal. 

As pessoas com esse tipo de pele podem ter espinhas e erupções e ao mesmo tempo sofrer com áreas secas e descamadas no rosto. 

Características: 

  • Apresenta oleosidade e poros dilatados apenas na Zona-T (testa, nariz e queixo) 
  • É normal ou levemente seca nas bochechas e na área dos olhos

Quais os melhores produtos?  

A principal dica para escolher os melhores produtos para pele mista é eliminar aqueles produtinhos que possuam ações muito extremas, pois isso pode desequilibrar ainda mais a pele do rosto. Ou seja, fuja de cremes muito hidratantes e também de produtinhos que tiram demais a oleosidade.

Dê preferência a gel-creme e loções mais leves, para não aumentar a oleosidade nas áreas onde há maior comprometimento. Outra boa opção é o uso do adstringente, que remove a oleosidade sem deixar aquele aspecto de pele ressecada.

Pele Seca 

De todos os tipos de pele, a seca é a que requer mais cuidados, pois ela é a que possui maior propensão a sofrer com o envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão, além de ser normal o aparecimento de micro rachaduras.

Características: 

  • Textura áspera e opaca
  • Poros pequenos e pouco visíveis
  • Muitas vezes é sensível e delicada
  • Tem tendência a descamar e apresentar linhas de expressão 
  • Pode apresentar coceira ou sensação de “repuxamento” após a lavagem Textura áspera e opaca

Quais os melhores produtos? 

O indicado são cosméticos com maior quantidade de ativos nutritivos, hidratantes e antioxidantes para tratar essa pele frágil. E se a sua pele além de seca for também sensível, o melhor é usar sempre produtos hipoalergênicos, sem fragrância e preferencialmente com propriedades calmantes e descongestionantes.

É bom evitar o uso de produtos que contenham ácido salicílico, pois eles podem ajudar a ressecar ainda mais a sua pele, assim como hidratantes com álcool.

Viu só, quando o assunto é a nossa pele, não há uma regra. Antes de incluir qualquer produto em sua rotina de skincare, o ideal é sentir a sua pele para identificar o que ela realmente precisa.  

E nunca se esqueça que consultar um dermatologista é sempre a melhor opção para manter uma pele sempre linda e saudável.