Ácido Hialurônico de baixo peso molecular: saiba tudo sobre o ativo queridinho dos dermatologistas

Considerado como o ativo mais eficiente para obter a hidratação de volta à pele, o Ácido Hialurônico já conquistou o coração – e a pele- de quem está sempre em dia com a rotina de skincare. 

Ele é uma substância encontrada naturalmente em nosso corpo, atuando para preencher o espaço entre as células. Sabe aquela famosa “pele de bebê”?! O ácido hialurônico é o responsável por isso, mantendo a pele super hidratada e livre das rugas.

Mas o problema é que à medida que envelhecemos, os níveis de ácido hialurônico da pele começam diminuir. Com isso, surgem os primeiro sinais de envelhecimento em nossa pele: linhas de expressão, rugas, flacidez e ressecamento.

É nesse momento que os tratamentos para reposição de ácido hialurônico na pele entram em ação. Os dermocosméticos que contém esse ativo em suas fórmulas são ideais para manter a pele sempre suave, macia, lisinha, elástica e bem hidratada, combatendo os sinais do envelhecimento precoce da pele.

Esses produtos estimulam a produção de ácido hialurônico natural do organismo, dando um efeito preenchedor e firmador da pele, reestruturando a epiderme e a derme.

Mas ao contrário do que muitos pensam, ácido hialurônico não é tudo igual! Apesar da maioria dos umectantes apresentarem melhoras significativas na pele, existe uma grande diferença nos resultado do tratamento com o ácido hialurônico de baixo ou alto peso molecular.

Se você quer saber qual o ácido hialurônico ideal para a sua pele, veio ao lugar certo!  

Ao ler esse post você vai: 

Mas afinal, por que o ácido hialurônico é tão mágico?

Embora seja chamado de “ácido”, o ácido hialurônico não age como, por exemplo, o ácido glicólico que esfolia as células mortas da pele. O nome “ácido” se da simplesmente porque esse ativo se sintetiza a partir do “acido glucurônico”.

Por isso, não deixe o nome assustar você, o ácido hialurônico é uma das substâncias mais seguras entre os ativos de tratamentos para a pele. Isso porque ele é uma substância encontrada naturalmente em nosso corpo, e por isso, o risco de rejeição pelo organismo é mínimo.

Esse ativo age para evitar a perda de água da epiderme. Isso significa que mantém a pele hidratada, diminuindo a velocidade com que a água evapora e garantindo que a água não escorregue da superfície da pele. 

Em outras palavras, ele funciona como um hidratante e mantém as moléculas de água na superfície da pele para mantê-la bonita e hidratada.

Benefícios do ácido hialurônico para pele

Aproximadamente metade do ácido hialurônico do nosso corpo está presente na pele. No entanto, o processo natural de envelhecimento e a exposição a fatores como radiação ultravioleta do sol, fumaça de cigarro e poluição podem diminuir a quantidade da substância na pele.

Para reverter essa situação, os cosméticos que contém ácido hialurônico podem ser usados para reduzir rugas, bigode chinês, vermelhidão e até mesmo dermatite. Isso porque o ácido hialurônico aumenta a umidade e preenche as células, reduzindo a aparência das marcas da pele. 

Além disso, o ácido hialurônico também desempenha um papel fundamental na cicatrização de feridas. Isso porque a produção natural dessa substancia aumenta quando há danos na pele que necessitam de reparo. Sendo assim, o ácido hialurônico ajuda a curar as feridas mais rapidamente, regulando os níveis de inflamação e sinalizando ao corpo para construir mais vasos sanguíneos na área danificada. 

Dessa forma o Ácido hialurônico é capaz de: 

  • combater o envelhecimento precoce da pele
  • promover uma hidratação profunda
  • cicatrizar feridas na pele
  • aumentar a elasticidade da pele
  • tratar doenças de pele como dermatite ou eczema

Mas para que os resultados sejam satisfatórios é necessário estar atenta a alguns fatores determinantes nos resultados, como por exemplo, o peso molecular do ácido hialurônico.  

Qual ácido hialurônico escolher?

Antes de mais nada, preste atenção à diferença de ácido hialurônico de acordo com o tamanho da molécula. Isso porque, os benefícios do ácido hialurônico na pele estão diretamente relacionados ao peso molecular e a concentração do ativo. 

O ácido hialurônico de alto peso molecular, tem partículas maiores, o que dificulta que o ativo chegue até as camadas mais profundas da pele. Por isso, só faz sentido utilizar o ativo de alto peso molecular em procedimentos cirúrgicos como os preenchimentos, por exemplo.

Já o ácido hialurônico de baixo peso molecular possui moléculas curta, o que permite que ele penetre nas camadas mais profundas da pele, sem perder suas propriedades. Dessa forma, o ativo de baixo peso molecular é ideal para:

  • preservar a estrutura e a integridade das células da pele
  • hidratar bem as camadas profundas da pele
  • evitar a perda de umidade natural da pele
  • melhorar o tônus da pele
  • suavizar as rugas
  • estimular a síntese de colágeno.

Além disso, o mais eficiente é o ácido hialurônico de baixo peso molecular fracionados através do Silício orgânico. Isso porque ele fica tão pequenininho que é absorvido com muito mais eficácia pela pele, potencializando ainda mais os resultados.

O problema é que muitas vezes os fabricantes “pecam”, criando formulas que utilizam apenas o ácido hialurônico de alto peso molecular. Isso reduz significativamente o custo do produto, mas consequentemente, reduz também a eficiência e os resultados do tratamento. Por isso, ao escolher um cosmético a base de acido hialurônico é muito importante conferir a formula no rotulo do produtos. Assim você se certificará de que o produto realmente será eficaz.

Procedimentos Cirúrgicos x Cosméticos com Ácido Hialurônico de Baixo Peso Molecular

Vários tratamentos cosméticos são desenvolvidos com base no ácido hialurônico. Não podemos negar que os mais populares são os procedimentos cirúrgicos como: biorevitalização, mesoterapia e os famosos preenchimentos faciais. Eles permitem mudar a forma do queixo ou das bochechas, livrar-se das rugas faciais, eliminar o bigode chinês e outras marcar e imperfeições.  

Mas para quem escolher essas opções, é importante estar ciente de que as injeções de ácido hialurônico têm algumas contra-indicações, como doenças de pele, gravidez, lactação e má coagulação do sangue. Além disso, como qualquer tratamento injetável, os procedimentos cirúrgicos com ácido hialurônico exigem um tempo de recuperação da pele, além de deixar hematomas e inchaço. 

Mas se você, assim como nós, é do time que não concorda com a afirmação de que “a beleza exige sacrifícios”, uma maneira super eficiente e menos agressiva de se livrar das rugas é o uso de cosméticos à base de ácido hialurônico. O uso tópico do ativo é tão eficiente quando as injeções, isso porque ele estimula a produção do ácido hialurônico pelo próprio organismo.  

Como incluir o ácido hialurônico em sua rotina de cuidados com a pele

Agora que você já sabe como o ácido hialurônico de baixo peso molecular pode beneficiar a sua pele, você deve estar se perguntando onde encontrar esse ativo, quais os melhores produtos e como inclui-los em sua rotina de cuidados com a pele, não é mesmo? 

A primeira dica para escolher o melhor produto é optar por cosméticos que associem o Ácido Hialurônico a outros ativos para potencializar ainda mais o tratamento. 

Alguns ativos interage perfeitamente com Ácido Hialurônico, como por exemplo: 

  • Retinol que estimula a produção de colágeno e elastina natural da pele.
  • Aloe Vera que potencializa o brilho e viço da pele. 
  • Chá verde que além de um poderoso antioxidante, age para acalmar até mesmo as peles mais sensíveis.

Quando aplicados separadamente, esses ativos já são poderosos para hidratar a pele. Mas quando são combinados em uma mesma fórmula, tornam-se ainda mais potentes tanto no tratamento das rugas que já existem, como para prevenir que novas rugas apareçam. 

Melhores cosméticos com ácido hialurônico de baixo peso molecular

É possível encontrar esse potente umectantes nas formulações de diversos hidratante, dermocosméticos, séruns, toner e máscara facial. Para te ajudar a escolher o melhor produto, separamos dois que são os nossos queridinho.

Vivah Retinol: Com uma textura leve e sedosa, perfeita para todos os tipos de pele, nosso sérum anti-rugas é indispensável para quem busca um tratamento completo para minimizar rugas, linhas de expressão e flacidez do rosto e pescoço. Além de combinar Acido Hialurônico e Retinol, ele contém outros 4 ativos em sua fórmula que promovem um tratamento completo, sem deixar a pele vermelha, irritada ou provocar descamações.

Aqua 24h: Se conquistar uma pele super hidratada e radiante 24h por dia é um dos seus objetivos de cuidados com a pele, você precisa desfrutar dos benefícios do nosso super hidratante Aqua 24h. Também indicado para todos os tipos de pele, ele une os benefícios do Acido Hialurônico, da Vitamina E e do Purasal Moist proporcionando uma hidratação profunda e prolongada durante todo o dia.

E nunca se esqueça que apesar dos cuidados diários com a pele, consultar um dermatologista é sempre a melhor opção para manter uma pele sempre bonita e saudável. 

Esperamos que este post tenha te ajudado a escolher o cosmético com Ácido Hialurônico mais adequado para a sua pele. Mas se ainda ficou alguma dúvida,  deixe suas perguntas nos comentários. Vamos adorar te ajudar nessa escolha tão importante para sua saúde e para sua pele.